esporte »

Ferj absolve assistente que errou em Flamengo x Bangu



A Ferj publicou um vídeo explicativo no programa “A regra é clara” da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (COAF) sobre o lance capital envolvendo a árbitra assistente Rejane Caetano, na vitória do Flamengo sobre o Bangu, na abertura do Carioca. A jogada foi determinante para o placar de 2 a 1, de virada, para o rubro-negro.

A comissão defende a árbitra no lance. Rejane, que estava na linha de fundo, quase foi derrubada por Renê na disputa de bola com o marcador do Bangu. A assistente se desequilibrou com o choque e não percebeu que a bola saíra antes do cruzamento do lateral rubro-negro.  

– A árbitra se vê obrigada a sair de sua posição para não ser derrubada. Nesse momento, a árbitra perde a visão da bola pois não mais se encontra na posição que deveria estar para avaliar com precisão se a bola saiu ou não do campo de jogo – diz o coordenador da comissão de ensino da COAF-RJ, Sergio Santos, no vídeo.

A COAF vai chamar o trio de arbitragem para uma palestra sobre posicionamento dos árbitros durante os jogos. Rejane Caetano fará treinamento específico antes de retornar às escalas.

Na sequência da jogada, Diego finalizou, o goleiro defendeu parcialmente e Felipe Dias salvou o gol com o braço. O árbitro marcou a penalidade e expulsou o jogador do Bangu, apesar da reclamação de todo o time. O pênalti foi cobrado pelo camisa 10 do Flamengo, que empatou o jogo.

O uso do VAR no Carioca, bancado pela federação, será apenas nas 10 partidas decisivas do campeonato. Embora o regulamento da competição permita que os clubes assumam os custos para a utilização do árbitro de vídeo em outros jogos, o protocolo internacional não autoriza o mesmo.

– Este lance é um bom exemplo para o uso do VAR. Como foi marcado o pênalti, tudo o que ocorreu antes da marcação é analisado no vídeo e ficaria constatado que a bola não teria saído – acrescentou Sergio Santos.

Árbitra desde 2012, a professora de educação física  Rejane Caetano faz parte do quadro da CBF e da Fifa – são apenas quatro profissionais do país na seleta lista. Ano passado, ela participou do Sul-Americano Sub-20, no Equador, e já apitou partidas das Séries C e D do Brasileiro.

Fonte: O Globo


Comente