O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou o projeto de lei 5.465, de 18 de dezembro de 2019, que cria o Programa de Incentivo à Prática de Futebol Feminino em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a publicação na edição desta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, a lei abrange a modalidade desempenhada nos gramados e também futsal, society e futebol de areia.
O programa consiste na promoção de torneios, campeonatos e eventos, e poderá ser desenvolvido em escolas da Rede Estadual de Ensino, parques e locais apropriados.
De acordo com o deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos), autor do projeto, a medida deve facilitar a celebração de convênios com entidades privadas.
“O futebol feminino vem sofrendo um esvaziamento nos últimos anos. As dificuldades para inscrever times e conseguir patrocínio são as principais causas. Nosso projeto de lei tem o objetivo de facilitar a captação e financiamento para a prática do futebol feminino aqui em Mato Grosso do Sul?, disse o parlamentar.
Para se entender a realidade do futebol sul-mato-grossense profissional, o Campeonato Estadual deste ano contou somente com cinco equipes: Serc, Comercial, Aquidauanense, Operário e Maracaju.
O título ficou com o time de Chapadão do Sul e o segundo lugar com o representante de Aquidauana. Antes da decisão, o Campo Grande News mostrou que os dois times serviram de camisa de aluguel para UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Funlec, tradicionais times de futsal de Campo Grande que mantêm as atividades entre as mulheres.
Fonte: Campo Grande News