O Natal é uma época comemorativa ao redor do mundo e cujas tradições variam de lugar para lugar. No Brasil, a ceia natalina é marcada por pratos tradicionais como o peru, a rabanada e muitos outros, que são indispensáveis na hora da celebração. Entretanto, cada país tem um costume específico e pratos típicos pra comemorar esse momento especial. Veja a seguir como são as ceias de Natal pelo mundo: confira pratos típicos de 8 países.
Ceias de Natal pelo mundo: veja os diferentes pratos típicos de 8 países
Peru
O peru é o prato principal da ceia peruana, servido tradicionalmente com arroz e salada de repolho com maçã. Entretanto, a tradição culinária mais tradicional do Peru é servir o panetone com chocolate quente depois da meia noite e no café da manhã natalino.
França
Os franceses, como bons amantes da gastronomia, gostam de investir bastante na ceia de Natal: caviar, foie gras, lagosta, ostras e champanhe costumam estar presentes na ceia de Natal da França. Além do peru assado, é comum o prato principal ser cabrito, pato ou ganso assados. De todas as receitas, entretanto, a que não pode faltar é o bolo tronco, o bûche de Noël, que é uma espécie de rocambole de chocolate com cobertura e decorado, parecendo o tronco de uma árvore.
Japão
Apesar de não ser um país cristão, os japoneses celebram o Natal e possuem suas tradições para comemorar em família e amigos. É muito comum, entretanto, que a ceia de Natal seja feita em restaurantes no Japão e o prato principal é frango frito, servido com salada e purê de batatas. Na hora da sobremesa, não pode faltar para os japoneses o tradicional bolo de Natal, que é um bolo simples feito com chantili e morangos, além do Wagashi, que é um doce típico japonês.
África do Sul
Na África do Sul, a ceia de Natal é celebrada ao ar livre, geralmente na praia. É comum serem servidos peru ou pato assados, sendo acompanhados com molhos ou recheios feitos com frutas, castanhas e especiarias. Além disso, serve-se também carne de cordeiro, arroz com especiarias, legumes, frutas e, para sobremesa, o tradicional malva pudding, que é um bolo cremoso feito com damasco, caramelo e baunilha.
Rússia
Na Rússia, o Natal é celebrado dia 7 de janeiro porque eles seguem um calendário diferente, entretanto ainda é uma grande festa cheia de tradições. Na hora da ceia, além da vodca, que não pode faltar, é servido o tradicional zakuski, que é um prato a base de peixe bem temperado e servido com molho, podendo ser feito com salmão, sardinha e caviar. Além disso, são servidos bolos, tortas, pastéis de carne e o kutya, prato tradicional feito com grãos de trigo, frutas secas e castanhas.
Argentina
Churrasco é a principal escolha dos argentinos para ceia, sendo servido com saladas variadas, tomates recheados, além de peru e porco assados. O prato principal, entretanto, é o tradicional vité toné, que é carne de vitela fatiada bem fina servida com um molho de atum e alcaparras. Na hora da sobremesa, serve-se panetone e a clássica chocotorta argentina, que é parecida com o pavê brasileiro.
Austrália
Devido ao clima quente, os australianos comemoram o Natal com um churrasco de camarões, carne bovina, cordeiro e frango. Para acompanhar, são servidas saladas refrescantes, molhos e frutas. Na hora da sobremesa, a pavlova aparece em vários sabores diferentes, além do sorvete e diferentes tipos de pudim. Bolos leves, de massa folhada e com frutas, também são servidos.
Itália
Por ser um país de muitas tradições culinária, a ceia natalina dos australianos pode ser diferente de região para região, mas existem pratos muito comuns como a sopa de capelletti e os frutos do mar como polvo, lula, camarões e mariscos, sempre acompanhados de uma boa massa e salada. Não pode faltar, também, um bom vinho espumante e para sobremesa o panetone, o torrone e o pandoro, conhecido como bolo de Natal.
Fonte: Terra Saúde