Anunciado na CCXP19, o Riot Forge traz uma proposta ousada quando se trata de um estúdio do porte da Riot Games: entregar sua maior (e, até o momento, única) franquia, League of Legends, nas mãos de outras desenvolvedoras.
O selo, que vai permitir a outros estúdios publicar games no universo de LoL, é uma solução encontrada pela Riot para diversificar a franquia em gêneros e narrativas, enquanto mantém o foco na qualidade do League of Legends como jogo multiplayer competitivo. “Podemos garantir que os jogadores terão tipos de experiências diferentes?, diz Greg Street, vice-presidente de Propriedades Intelectuais e Entretenimento na Riot Games.
O comando do selo ficará nas mãos de Leanne Loombe, que tem mais de 15 anos de experiência na indústria de games, com títulos como Need for Speed, Magic the Gathering, Scrabble e Risk Factions no currículo. Ao The Enemy, Loombe comenta os bastidores da iniciativa, as motivações da Riot por trás da expansão do universo de LoL e mais.
Confira!
Como surgiu a ideia do Riot Forge?
Leanne Loombe: Temos muita gente na Riot que ama jogos single-player e quer experimentar o universo de League of Legends de novas maneiras, e também sabemos que há jogadores que sentem o mesmo. Sempre quisemos fazer diferentes tipos de jogos situados no universo de League of Legends. Por isso, a Forge é nossa maneira de trabalhar com desenvolvedores que tem experiência produzindo esses tipos de jogos (single-player), ao mesmo tempo que alavanca o conhecimento construído pela Riot durante uma década publicando LoL.
O movimento de entregar uma franquia tão grande quanto League of Legends nas mãos de outros estúdios é uma iniciativa incomum de se ver em estúdios grandes, do porte da Riot Games. O que motivou a empresa a tomar um passo tão ousado como esse?
Greg Street: Pelo menos no futuro imediato, a Riot produz na maior parte jogos multiplayer grandes e competitivos. Mas esse tipo de jogo, no qual o LoL se encaixa, não é o melhor meio para contar uma história narrativa. Estamos avaliando que, ao firmar parcerias com estúdios que tem um histórico reconhecido em jogos single-player, podemos garantir que os jogadores terão tanto as experiências com a assinatura da Riot quanto os jogos com base em narrativa do Riot Forge.
Como funciona o processo de seleção dos estúdios para o Riot Forge? Quais os principais critérios levados em conta?
Leanne Loombe: O Riot Forge leva em consideração uma série de quesitos ao escolher estúdios para firmar parcerias. Queremos nos certificar de que a parceria é empolgante para todos os lados, e que os desenvolvedores estão interessados em trabalhar no universo de LoL. Um dos elementos-chave que sempre olhamos é se o estúdio já publicou um ou mais jogos que são ótimos.
Estamos muito interessados em firmar parcerias com estúdios com uma identidade única, seja por um estilo artístico, uma mecânica ou design, algo que faça esse estúdio se destacar e providenciar um jeito único de representar (o universo) de LoL.
Existem títulos do Riot Forge em desenvolvimento no momento em que o projeto é anunciado? Se não, qual a previsão para vermos os primeiros jogos oriundos dessa iniciativa?
Leanne Loombe: Sim! Temos vários projetos em desenvolvimento. Não temos mais detalhes para compartilhar por agora, mas vamos anunciar quando tivermos!
No comunicado oficial, há uma citação sobre League of Legends oferecer um potencial ilimitado para desenvolvedores independentes. Existe algum gênero de jogo que vocês acreditam combinar mais com a franquia, ou algum gênero que vocês acreditam combinar menos?
Leanne Loombe: Quando você olha os tipos de jogos que a Riot desenvolve, normalmente são jogos com multiplayer competitivo, que não são os melhores para se contar uma história. Acreditamos que a franquia tem muitos lugares e personagens fascinantes, cujas histórias vão brilhar de verdade em jogos single-player, focados em narrativa.
Estamos trabalhando em uma variedade de gêneros porque há muita oportunidade para diversas experiências de games. Queremos testar, e ver o que faz mais sentido para o público.
Como vocês veem a possibilidade de integração entre League of Legends e os outros títulos desenvolvidos internamente pela Riot Games com os jogos que serão desenvolvidos por meio do Riot Forge?
Leanne Loombe: Ainda estamos explorando como esses jogos podem interagir com novos títulos produzidos internamente pela Riot, mas, no momento, eles serão independentes de títulos como Legends of Runeterra e LoL: Wild Rift.
Inicialmente, o Riot Forge é voltado para jogos no universo de League of Legends, mas vocês veem possibilidade dessa parceria se expandir para outras IPs? É possível esperar jogos desenvolvidos por estúdios independentes situados universos que podem vir a ser criados pela Riot Games?
Leanne Loombe: Por ora, estamos completamente focados em desenvolver jogos situados no universo de League of Legends, mas sempre estamos abertos a novas oportunidades, caso seja de interesse dos jogadores.
Fonte: The Enemy