Aprender a cozinhar pode parecer difícil e trabalhoso para muita gente. Entretanto, preparar sua própria comida tem muitas vantagens e deveria ser um hábito muito comum. Se você tem vontade de aprender. mas ainda não colocou o pé na cozinha, confira motivos para aprender a cozinhar:
Motivos para aprender a cozinhar
Economia de dinheiro
Uma das principais razões para aprender a cozinhar é que gastar dinheiro no mercado em vez de em restaurantes é muito mais vantajoso. Você pode comprar poucos ingredientes e usá-los para fazer pratos diversos.
Traz autonomia e independência
Depender de outras pessoas para se alimentar pode ser um problema por muitos motivos diferentes. Quando você aprende a cozinhar, pode fazer sua própria comida da maneira que prefere, com o tempero de que mais gosta e na hora que quiser! Dessa forma, você não vai depender de ninguém para comer o que gosta nem precisar pedir comida.
Você se torna uma pessoa mais organizada
Cozinhar sem organização é praticamente impossível: é preciso que tudo siga uma ordem na cozinha para que você consiga preparar os alimentos corretamente. Dessa forma, você precisa se organizar antes de cozinhar para conseguir coordenar todos os processos necessários. Por isso, se você é desorganizado, aprender a cozinhar vai te ajudar a melhorar nesse aspecto.
Você sabe exatamente o que está comendo
Quando comemos fora de casa, por melhor que seja o restaurante, não sabemos exatamente o que estamos consumindo. Se você aprender a cozinhar, não vai passar mais por isso: como é você quem prepara a comida, você tem todo controle sobre ela. Quando você prepara a suas refeições, sabe a procedência dos alimentos, sabe se foram devidamente higienizados e pode, inclusive, evitar temperos e ingredientes de que não gosta.
Evita desperdício
A nossa relação com a comida faz toda diferença na hora de cozinhar: cuidar bem dos alimentos e evitar desperdícios é fundamental. Quando cozinhamos em casa, desenvolvemos uma relação mais próxima com a comida e, assim, evitamos desperdiçar ingredientes pois sabemos quão trabalhoso é preparar o prato e quanto exatamente aquele alimento vale.
Aprender receitas de família
Sabe aquele bolo de cenoura da vovó ou a feijoada da mamãe? Você vai poder aprender e reproduzir perfeitamente as receitas e segredos culinários de família! Isso mantém fortes as tradições familiares e faz com que essas receitas superespeciais não se percam.
Ajuda a ser mais criativo
Cozinhar bem é questão de prática: quanto mais você cozinha, melhor você fica. Dessa forma, quanto mais prática você adquire, maior segurança e conhecimento você ganha, o que te ajuda na hora de criar novas combinações, acrescentar sabores e mudar receitas. Acredite: você vai se surpreender e ficar supersatisfeito com o que pode criar na cozinha!
Ajuda a aliviar o estresse
Quando estamos na cozinha, nosso cérebro precisa estar focado na ordem das preparações e nas atividades que estamos fazendo. Dessa forma, esse é um momento de relaxamento: deixamos de focar em outras preocupações e acabamos nos distraindo de outras coisas que podem estar causando estresse. Com isso, nosso corpo e nossa mente relaxam, o que nos proporciona uma sensação de bem-estar.
Fonte: Terra Saúde