Como se não bastassem as muitas alternativas, a reviravolta no placar e os duelos táticos, o 2 a 2 entre Real Madrid e Paris Saint-Germain desta terça-feira , no Santiago Bernabéu, foi um jogo de grandes personagens. De jogadores consagrados como Neymar e Bale, ambos em momentos conturbados, a um jovem uruguaio que conquista espaço no Real Madrid: Federico Valverde.
BRASILEIRO DA SEMANA: Lucas Moura aperta start da Era Mourinho
O empate garantiu, com uma rodada de antecipação, o primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões ao time francês e a segunda posição aos espanhóis.
Sob o ponto de vista brasileiro, o grande personagem sempre é Neymar. Ele entrou no intervalo, quando o PSG perdia por 1 a 0. E sua atuação um tanto discreta foi, sob certo aspecto, algo esperado após a inatividade provocada pela lesão muscular, a mais recente de uma série de contratempos físicos do jogador. Neymar mostrou falta de ritmo e de acerto nas jogadas.
Real Madrid cresce
Mas antes fosse a assiduidade com que tem frequentado o departamento médico o único problema que o cerca. No jogo que marcou a sua volta, diante de Lille, na última sexta-feira, Neymar foi substituído e decidiu ir direto para o vestiário, o que teria incomodado o técnico Thomas Tuchel. Na semana antes de retornar ao time, o brasileiro esteve em Madri para assistir a um jogo da Copa Davis de tênis. O assunto também causou desconforto com a comissão técnica do PSG. Mas não ficou claro se esta foi a razão de Neymar iniciar o jogo de ontem no banco.
Outro personagem na berlinda é o galês Bale. O atacante entrou na metade da segunda etapa e quase escreveu uma história de redenção. Ele era vaiado por parte do Bernabéu a cada toque na bola. Na última semana, após vários atritos com o clube, o jogador celebrou em campo uma vitória da seleção de País de Gales com uma bandeira onde se lia: “Gales, golfe, Madri. Nesta ordem.?
Após sua entrada, o Real Madrid chegou ao segundo gol e, em dois minutos, sofreu o empate. Já nos acréscimos, Bale cobrou falta na trave. Ficou a centímetros de dar a vitória a seu time e mudar o humor da torcida.
Quem fez toda a diferença a favor do Real Madrid foi Federico Valverde. A opção de Zidane por fazer deste uruguaio de 21 anos presença frequente no time titular coincide com o crescimento da equipe na temporada. Ele teve participação direta no primeiro gol de Benzema: após belo lance de Hazard, Valverde combinou com Carvajal e serviu Isco, que chutou na trave antes de Benzema concluir. No segundo tempo, o francês fez o segundo em belo passe de Marcelo.
Mourinho vence de novo
Além de Valverde, o funcionamento do meio-campo do Real Madrid tem como pilar a volta do alemão Kroos a ótimo nível. Ontem, acertou 101 passes, 98% de suas tentativas.
Mas este Real Madrid ainda oscila. Vencia o jogo até 36 minutos do segundo tempo, quando Meunier cruzou e uma indecisão entre Courtois e Varane fez a bola se oferecer a Mbappé, que empatou. Dois minutos depois, Sarabia acertou o ângulo de Courtois e empatou o jogo.
Em Turim, um belo gol de falta do argentino Dybala deu a vitória à Juventus sobre o Atlético de Madrid, por 1 a 0. O resultado garantiu a primeira colocação do Grupo D à equipe de Cristiano Ronaldo.
Já o Atlético é vice-líder com sete pontos, apenas um à frente do Bayer Leverkusen. Na última rodada, o Atlético recebe o Lokomotiv Moscou, enquanto o Bayer joga com a Juventus.
Pelo Grupo B, José Mourinho conseguiu sua segunda vitória em dois jogos à frente do Tottenham: 4 a 2, de virada, sobre o Olympiakos. O time inglês já está classificado, assim como o Bayern de Munique, que fez 6 a 0 no Estrela Vermelha, fora de casa. Já no Grupo C, o Manchester City, já classificado, voltou a jogar menos do que o esperado e ficou no 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk.
Fonte: O Globo