Lima – Adiante está o River Plate, na final da Libertadores. A tão pouco de um jogo desse porte, o Flamengo se prepara em várias frentes. Isso envolve o Rio, em um dia que promete mobilização de torcedores por toda a cidade, por Lima, destino de chegada na parte da tarde, e até Brasília.

Cada vez mais rubro-negros chegam ao Peru e buscam contato entre si pela cidade para se mobilizarem até a final. Há preocupação com o distanciamento entre os grupos, já que muitos fazem turismo no país. Um encontro em uma das praças da cidade aproximou os recém-chegados.

No desembarque, haverá entrevistas dos jogadores antes da chegada ao hotel. O Flamengo se hospedará em San Isidro, região luxuosa da capital. E terá que chegar até 20h, de acordo com o protocolo da Conmebol.

Os preparativos da Conmebol no estádio Monumental avançam. A entidade também decidiu alterar o árbitro de vídeo. O peruano Diego Haro deu uma entrevista elogiando Flamengo e River, descumprindo uma regra que veta contato com a imprensa. O uruguaio Esteban Ostojich, inicialmente o terceiro assistente na sala do VAR, assumirá a liderança na tomada de decisões. O peruano Victor Carrillo, por sua vez, completará a equipe de arbitragem.

O presidente Rodolfo Landim esteve em Brasília para homenagem pelos 124 anos do Flamengo na Câmara. A sessão solene foi ideia do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP).

Já o técnico Jorge Jesus orientou o elenco em um trabalho físico no Ninho do Urubu. Sem desfalques. O chamado treinamento de sala, que costuma abrir as semanas, ficou programado para hoje. Nele, Jesus costuma dissecar o adversário em vídeos. E cada jogador recebe a orientação sobre o que deve fazer na atividade, e posteriormente no jogo. O treino de amanhã será o principal em Lima, já que na sexta-feira haverá só reconhecimento do gramado.

Hoje, o Rio terá um AeroFla diferente. Diante da expectativa por grande aglomeração no Galeão, as autoridades de segurança decidiram que o ônibus do Fla entrará por local alternativo, sem a passagem dos atletas pelo saguão. Mas torcedores que não verão a decisão no estádio esperam dar um último incentivo de perto nas ruas próximas.

A restrição fez parte da torcida se mobilizar para apoiar o time no Ninho do Urubu, onde ocorre o último treino antes do embarque.

O Flamengo enviou um analista para os jogos do River Plate na Argentina e com ele retornou o material que será dividido com os atletas até sábado. Do lado argentino, o técnico Marcelo Gallardo poderá contar com o volante Enzo Pérez, recuperado de lesão no ombro.