César Filho preocupou seus fãs, na última terça-feira (5), ao postar vídeos em uma cama de hospital. Nas postagens, o apresentador do programa “Hoje em Dia”, da Record, revelou ter sido diagnosticado com um caso agravado de diverticulite.
Em sua conta no Instagram, o jornalista comentou sobre os resultados dos exames de imagem que havia feito, dizendo que a doença está em um estágio “pior do que se imaginava”.
O que é diverticulite
A diverticulite é uma inflamação causada por pedaços de fezes que ficam presas em pequenas bolsas na parede interna do intestino. É uma doença que costuma atingir pessoas acima dos 40 anos.
Causas
Não existe uma causa específica para o surgimento da doença. Entretanto, supõe-se que uma dieta pobre em fibras possa ser uma origem provável.
Com a falta desse nutriente, ocorre a constipação, que leva ao quadro de fezes muito duras e prisão de ventre. Ou seja, há uma demanda maior do que o normal para as fezes serem evacuadas e esse esforço aumenta a pressão no intestino, causando a formação dessas bolsas.
Sintomas da diverticulite
César Filho explicou nas postagens que começou a sentir fortes dores abdominais no domingo. Mesmo assim dispensou as orientações médicas para repousar e voltou ao trabalho no início da semana.
Além desse sinal apontado pelo apresentador, a diverticulite também provoca outros sintomas desconfortáveis, como:
- Inchaço e cólica abdominal
- Sangue nas fezes
- Febre
- Calafrios
- Náusea
- Vômito
- Perda de apetite
Nesta quarta-feira (6), César Filho decidiu se afastar do programa para cuidar de sua saúde e foi substituído no palco do “Hoje em Dia”. A assessoria da TV Record informou que não há uma previsão de retorno do apresentador.
Tratamento para diverticulite
O jornalista está internado em um hospital na cidade de São Paulo e se recupera à base de antibióticos, soro para hidratação e analgésicos para amenizar as fortes dores. Ainda não há uma possibilidade de alta médica.
O tratamento da diverticulite pode variar conforme o histórico do paciente, além da intensidade e gravidade dos sintomas. De forma geral, a doença pode ser tratada com:
- Hospitalização: para complicações mais graves e que podem levar a outras enfermidades, como obstrução intestinal.
- Cirurgia: para casos agudos, em que o médico optará por ressecção primária do intestino ou ressecção intestinal via colostomia.
- Dieta: alimentação mais leve para evitar ou amenizar intolerância a alimentos pesados e condimentados.
- Medicamentos: principalmente Mesalazina (consulte seu médico e nunca se automedique).
Cuidados com a diverticulite
Entenda em quais casos a diverticulite pode levar à morte
Descubra quando a cirurgia é indicada para quem tem diverticulite
Veja o que pode ou não comer ao apresentar a doença
Fonte: Terra Saúde