Líder com 71 pontos e 64 gols, Flamengo está enfileirando recordes neste Campeonato Brasileiro e faz o título parecer apenas uma questão de tempo. Mas antes de levantar a taça, a equipe de Jorge Jesus corre contra o tempo para quebrar uma série de recordes restando oito jogos para o término. Dá para alcançá-los?
ENSAIADA: De quem ganhar em 8 rodadas?
Há marcas impossíveis de serem atingidas, como a de maior pontuação na história dos pontos corridos; que pertence ao Cruzeiro de 2003, com 100. Matematicamente, o Flamengo só chegará a 85, mas pode se tornar o líder no quesito desde que o torneio passou a ser disputado por 20 clubes ? o recorde pertence ao Corinthians de 2015, com 81.
LEIA MAIS: Gabigol só quer definir se fica no Fla após final da Libertadores
Contando apenas a própria história, o Flamengo pode superar a sua melhor campanha em Brasileiros já na próxima rodada ? contra o Botafogo, no Nilton Santos, nesta quinta. Em 2018, o rubro-negro foi vice-campeão com 72 pontos; atualmente está com 71.
Já no quesito gols marcados, os 64 deste Brasileiro deixam longe o sonho de se tornar o melhor ataque da história dos pontos corridos ? o Santos de 2004 marcou 103 gols. Mas o rubro-negro pode desbancar o Cruzeiro de 2013, que marcou 77 vezes no atual formato e lidera este quesito.
O Flamengo também pode ter o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos. Atualmente, o rubro-negro está com 78,9%, enquanto quem lidera esta estatística é o Cruzeiro de 2003, com 72,5%.
Já no tema jogadores, Gabigol é o destaque. Autor de 20 gols no Brasileiro, o camisa 9 tem a chance de se tornar o artilheiro com mais gols pelo rubro-negro em uma única edição do nacional. Hoje, essa marca pertence a ninguém menos que Zico, autor de 21 gols em 1980 e 1982.
Gabigol também pode quebrar tabu de 25 anos e ser artilheiro do Brasileirão por duas temporadas seguidas. Este recorde só foi atingido em três outras ocasiões. Bita, do Náutico foi o primeiro, em 1965 e 1966. Dario, o Dadá Maravilha, conquistou a marca em 1971 e 1972, e Túlio, do Botafogo, foi o maior marcador do campeonato em 1994 e 1995.
Veja os recordes já batidos
A pontuação do Flamengo em 30 rodadas foi alcançada após 22 vitórias, com as quais também estabelece um ineditismo. Nunca nenhum clube chegou a essa quantidade de resultados positivos neste momento. O máximo do período havia sido o Fluminense, na campanha de 2012, com 20.
O Flamengo alcançou 19 vitórias em 38 rodadas no hexacampeonato de 2009. Em 2018 foram 21 em todo o campeonato; a melhor marca até este ano, onde o rubro-negro tem 22.
Por falar em vitórias, o rubro-negro atingiu a sua melhor sequência de triunfos seguidos neste Brasileiro ? foram oito, até empatar com o São Paulo no Maracanã, em 28 de setembro. Antes, era seis em 2015, 1982 e 1978.
Quando abriu dez pontos de distância do segundo colocado, o Flamengo também atingiu a sua maior vantagem diante um vice-líder na história do Brasileiro. O maior número era de seis pontos contra o Palmeiras, em 2018.
O time de Jorge Jesus também chama atenção por ser o melhor visitante do Brasileiro, e bateu o recorde de vitórias fora de casa. Ao vencer o Fortaleza, chegou a sete resultados positivos consecutivos, maior sequência na era dos pontos corridos desde 2004.
O rubro-negro alcançou ainda o recorde de gols marcados em primeiros turnos do Brasileiro. Foram 42 nos primeiros 19 jogos, o que fez se juntar ao Cruzeiro de 2013.
Tabus e marcas dos jogadores
Entre os tabus históricos, novas marcas. O Flamengo venceu o Athlético-PR e quebrou um jejum de 45 anos: não vencia na Arena da Baixada em Brasileiros desde 1974.
Jorge Jesus se tornou o técnico estrangeiro com mais rodadas na liderança do Brasileiro e também o técnico do Flamengo a mais rodadas líder do torneio.
Personificação dos recordes dentro do campo, Gabigol já extrapolou os gols que fez pelo Santos, em 2018, quando foi o artilheiro do Brasileiro. O goleador estufou as redes 27 vezes em 52 partidas, ou seja, com 14 atuações a mais que nesta temporada.
Já Bruno Henrique alcançou 38 km/h durante o jogo contra o Inter e quebrou o recorde que era de Gareth Bale, do Real Madrid, que já chegou a 36,9 km/h.
Fora de campo também houve recordes. A goleada histórica do Flamengo sobre o San José, por 6 a 1, no Maracanã, em jogo da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, atingiu mais de 1 milhão de usuários assistindo ao jogo ao mesmo tempo. Foi o recorde no streaming.
Fonte: O Globo