O Flamengo não temia que Tite convocasse um de seus jogadores na reta final do Brasileirão. Mesmo assim, quis marcar posição com um comunicado entre o presidente Rodolfo Landim ao presidente da CBF, Rogério Caboclo, que recebeu contato direto para que não houvesse atletas do clube se possível. A ideia era manter a boa relação em meio ao desgaste recente pela perda de jogadores para amistosos.
Só que novamente o Flamengo perdeu um atleta em data Fifa. Para o Uruguai, que chamou Arrascaeta . De novo, porém, o Flamengo se irritou com a CBF, como ocorreu com as chamadas de Gabigol, Rodrigo Caio e Reinier para a seleção sub-17.
O departamento de futebol do clube entende que as rodadas do campeonato em data Fifa invariavelmente vão prejudicar as equipes que também têm estrangeiros, mesmo que a CBF tenha bom senso. Por isso, o Flamengo analisa a possibilidade de que o próprio jogador entre em cena e peça dispensa.
“O problema não é o Uruguai chamar o Arrascaeta, o problema é o Campeonato Brasileiro não parar”, lamentou um dirigente.
Caso esteja na lista final, o meia desfalcará o Flamengo ao menos na 33ª rodada do Brasileirão, quando o rubro-negro visitará o Grêmio. Também não deverá enfrentar o Vasco ? o clássico é válido pela 34ª rodada, mas deverá ser antecipado para o dia 13 por conta da final da Libertadores, no dia 23.
Adiar os jogos é praticamente impossível, por isso não há nada que o Flamengo possa fazer junto à CBF a não ser lamentar o calendário que ele mesmo ajudou a aprovar. Por isso mesmo o clube faz pressão para 2020, quando entende que terá novos problemas em função da Copa América. Com o Estadual inchado, é o mais provável.
Fonte: O Globo