O arroz está presente em muitas culinárias do mundo: além de saboroso e versátil, ele é uma ótima fonte de energia. No Brasil, ele forma a dupla imbatível com o feijão mas, apesar de ser comum no dia a dia, muitas pessoas ainda se atrapalham na hora de preparar esse acompanhamento. Para solucionar suas dúvidas e te ajudar a preparar um arroz soltinho e saboroso, o TudoGostoso selecionou as melhores dicas para te ajudar com os possíveis erros na hora de fazer arroz. Confira:
Erros na hora de fazer arroz: veja se você comete algum
Muita ou pouca água
A proporção de água para arroz é fundamental para que a receita dê certo: se tiver muita água, o grão cozinha demais e fica empapado; se colocar pouca água, ele não cozinha adequadamente e corre muito mais risco de queimar. Por isso, atenção: duas partes de água para uma de arroz!
Temperatura errada
A temperatura é um fator essencial na hora de cozinhar e que garante ou não o sucesso do prato. O arroz precisa passar por duas temperaturas: primeiro a temperatura deve ser alta até que ferva, depois é preciso deixá-la mais branda até o total cozimento do grão. Se o arroz ficar em temperatura alta o tempo todo, a água seca muito rápido, o grão não cozinha adequadamente e gruda no fundo, além de correr o risco de queimar.
Adicionar água fria durante o cozimento
É normal ter que adicionar um pouco de água para ajudar o arroz chegar ao ponto, mas essa água deve ser fervente, jamais fria ou em temperatura ambiente. O choque térmico atrapalha o cozimento do grão e interfere no processo de refoga.
Não temperar bem o arroz
Invista sempre em sabor na hora de cozinhar, por isso refogue alho ou cebola, deixando que fritem bem antes de adicionar o arroz. Depois, adicione o arroz e refogue bem, para lubrificar os grãos e garantir que o arroz fique soltinho. Adicione a água e sal a gosto. Pode acrescentar especiarias e outros temperos, se for do seu agrado.
Mexer o arroz durante o cozimento
A menos que esteja preparando um risoto, você não deve levantar a tampa do arroz e mexê-lo durante o cozimento. Isso atrapalha o processo, além de fazer com que o arroz perca água, precisando assim adicionar mais, e assim podendo ficar empapado.
Não respeitar o tempo de repouso
O tempo de repouso do arroz é essencial. Assim como em massas, esse tempo de descanso faz com que o grão fique na consistência perfeita sem correr risco de queimar. Para isso, desligue o fogo um pouquinho antes do arroz estar completamente cozido, tampe a panela e deixe-o por 5 minutos em repouso.
Veja também:
Dicas infalíveis para salvar o arroz queimado
Diferenças entre o arroz branco, integral e parboilizado
Fonte: Terra Saúde