Por jogar no profissional do Flamengo, Reinier dividia com o vascaíno Talles Magno os holofotes na seleção sub-17. Mas o substituto do meia na delegação que vai para o Mundial é um jogador tão promissor quanto o flamenguista. E até chamou mais atenção quando era mais jovem.

Pedro Lucas saiu de Baixo Guandu, no Espírito Santo, e foi parar no Grêmio por causa de um vídeo. As imagens feitas pelo pai mostraram a habilidade e o controle de bola nas quadras de futsal. Em 2014, prestes a completar 12 anos, ele chegou à base gremista, onde está até hoje.

– Desde pequeno eu jogo bola. Teve um vídeo meu, com nove anos, jogando a Copa Serrana. Acabou viralizando. A partir dali, começamos a receber convites para testes em grandes clubes. Tive a oportunidade de receber o convite do Grêmio. Aí, não pensei duas vezes – contou o jogador, que já está treinando na Granja Comary, em Teresópolis.

 

O vídeo do pequeno Pedro Lucas chegou a impressionar até Ronaldo Fenômeno, que fez a ponte para que o garoto tivesse uma semana de treinos no Real Madrid. A projeção levou o jogador a vários programas de televisão, inclusive ao “Encontro”, da TV Globo. Pedro Lucas assinou o primeiro contrato profissional com Grêmio em 2018. O vínculo de três anos trouxe uma multa rescisória de 40 milhões de euros.

Na seleção, Pedro Lucas fez parte da reta final da preparação, mas, inicialmente, foi preterido pelo técnico Guilherme Dalla Dea. Com a não liberação de Reinier, a opção foi pelo gremista, que é visto como um jogador de bom passe e distribuição, mas que não arranca com tanta intensidade para o ataque.

– Estou muito feliz. É um sonho de criança. Todos sabemos que o Reinier é um grande jogador. Mas quem vai representar o Brasil sou eu e os 20 jogadores. O grupo é qualificado, unido – disse o gremista.