Como reportado pelo site Olhar Digital, uma falha de segurança grave no site do Detran (Departamento de Trânsito) do Rio Grande do Norte vazou dados dos cerca de 70 milhões de brasileiros que possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Por meio de uma denúncia anônima de um pesquisador de segurança da informação, que explorou a falha por aproximadamente três meses. Ao utilizar CPFs gerados aleatoriamente, ele foi capaz de encontrar informações pessoais sensíveis destas pessoas, incluindo endereço residencial, telefone, operadora, dados da carteira de motorista, foto, R.G., data de nascimento, sexo e idade.
- Vazamento de dados pode ter exposto toda a população do Equador
- Plataforma de FIFA 20 vaza dados de jogadores; EA tira página do ar
- Falha de segurança expõe dados de jornalistas e influencers que foram à E3 2019
Apesar da falha envolver especificamente o site do Detran do Rio Grande do Norte, a integração e unificação dos sistemas do departamento levou a todos os portadores de CNH a serem potencialmente expostos.
Durante esta pesquisa, informações de figuras conhecidas do público, desde celebridades como Xuxa, Neymar e Wesley Safadão, além do presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, puderam ser vistos e acessados via a falha.
O Olhar Digital diz que o pesquisador chegou a entrar em contato com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para notificar o potencial vazamento, mas não obteve resposta. Na semana passada, ao tentar acessar o site novamente, relatou que a página com os dados não mostrava informações da ficha cadastral, mas ainda continuava ativa.
De acordo com o G1 RN, o Detran reporta que a “falha foi sanada” na última terça (8), e a assessoria do departamento do Rio Grande do Norte está investigando as origens do problema, com um processo administrativo para apurar o alcance e duração deste erro.
Fonte: The Enemy