Luminária de Mesa: Veja Como Utilizar na Decoração e +50 Modelos
Quem tem um home office em casa sabe que a funcionalidade, o conforto e a organização devem andar de mãos dadas. Além de uma estação de trabalho bem montada e poltronas ou uma cadeira confortável, uma luminária de mesa também tem sua importância comprovada pelos especialista.
O ideal é que a mesa de trabalho fique próxima a uma janela, para que assim, a iluminação natural seja aproveitada durante o dia e também tenha uma cadeira para escritório que seja bem confortável. Se isso não for possível, ou mesmo para o uso durante a noite, colocar uma luminária bem planejada vai fazer toda a diferença.
Uma luminária versátil vai conseguir proporcional uma luz direta e auxiliar sus atividades, tome cuidado e evite reflexos, clarões e áreas de muito contraste entre sombra e luz, isso pode aumentar o cansaço e diminuir o seu rendimento, mesmo que em atividades que não exijam concentração.
Assista o vídeo e saiba como escolher luminária de mesa
Confira mais Fotos de Luminária de Mesa
Além da luminária, você também deve cuidar da escolha das lâmpadas, e da posição do fecho de luz. Todas essas escolhas vão servir para melhorar o trabalho de quem estiver na bancada ou home office, com uma iluminação adequada, mas sem interferir no reflexo da tela do computador e sombras atrapalhando a leitura, por exemplo.
Modelos articulados são bacanas e bastante indicados por profissionais de decoração, a ideia é que você possa movimentar a luminária de acordo com a atividade que estiver realizando, isso também é vantagem para os home offices que são compartilhados por mais de uma pessoa.
Além do home office, as luminárias podem ser usadas nas mesas laterais como apoio para quem gosta de ler um pouco no sofá. Nesse caso pode ser mais interessante usar um modelo com difusão, para que a luz não seja tão dura e incomode quem estiver usando. Na estação de trabalho com computador, o ideal é que a luminária fique localizada atrás ou ao lado da tela do monitor e teclado.
As lâmpadas, de preferência, devem ser de temperatura fria, inclusive para a sua economia financeira, já que modelos de LED e as fluorescentes não emitem calor. Se quiser montar um ambiente mais aconchegante e não distorcer cores dos objetos, você pode apostar nas lâmpadas de tonalidade branca morna ou quente. Além da funcionalidade, não se esqueça de levar em consideração o estilo do seu ambiente, uma sala decorada ou home office mais modernos podem receber bem modelos de luminárias bem coloridos e de design diferente.