esporte »

Como Neymar se encaixaria no Barcelona, no Real Madrid, na Juventus e no novo PSG?



Jogador mais caro da história, Neymar tenta ser o protagonista da megalomaníaca janela de transferências da Europa. Apenas dois anos depois de investir ? 222 milhões, o PSG parece desapegado de sua estrela-problema e interessado em repassá-la a quem estiver disposto a assinar um cheque gordíssimo. Apesar do desanimador histórico recente do brasileiro, veículos da imprensa europeia indicam que pretendentes não faltam para acolhê-lo.

MARTÍN FERNANDEZ: Ousadia é só para quem ganha

O principal interessado, e que parece ter o flerte correspondido pelo jogador, é o Barcelona, onde Neymar esteve entre 2013 e 2017. Lá, ele reencontraria os amigos Messi e Suárez, com quem formou o poderoso ataque MSN. Acontece que há uma nova peça no tabuleiro.

O francês Antoine Griezmann, cortejado há alguns anos, finalmente tornou-se jogador blaugrana, por ? 120 milhões. Para encaixar Neymar no orçamento, o Barcelona precisaria se desfazer de alguns valores de seu elenco ? o brasileiro Philippe Coutinho é um dos que podem sair.

Como Neymar poderia jogaR
na próxima temporada
REAL
MADRID
BARCELONA
JUVENTUS
PSG
Mbappé
Cavani
Griezmann
Benzema
C.Ronaldo
Neymar
Messi
Neymar
Hazard
Neymar
Dybala
Neymar
Dí Maria
De Jong
(Rakitic)
Arthur
(Vidal)
Kroos
Modric
Matuidi
Rabiot
Verratti
Ander
Herrera
Busquets
Casemiro
Pjanic

Como Neymar poderia jogaR na próxima temporada
REAL
MADRID
BARCELONA
Griezmann
Benzema
Neymar
Messi
Neymar
Hazard
De Jong
(Rakitic)
Arthur
(Vidal)
Kroos
Modric
Busquets
Casemiro
JUVENTUS
PSG
Mbappé
Cavani
C.Ronaldo
Neymar
Dybala
Neymar
Dí Maria
Matuidi
Rabiot
Verratti
Ander
Herrera
Pjanic

Caso o desfecho seja favorável à segunda jornada de Neymar na Catalunha, é natural esperar que ele ocupe a ponta esquerda, empurrando Griezmann para o centro da área e Suárez, longe de ser uma unanimidade hoje, para o banco de reservas. É o que aposta Leonardo Miranda, do blog Painel Tático no Globoesporte.com:

?Acho bem difícil o Barcelona sair do 4-3-3. Neymar e Griezmann atuam na mesma faixa, são parecidos. Ainda assim, o brasileiro poderia chegar para suprir a queda física do Suárez.

RANKING: Os 50 maiores jogadores do Brasileirão de pontos corridos

O colunista do GLOBO Carlos Eduardo Mansur, por sua vez, aposta em um time com diferentes caras na próxima temporada.

? A visão dos 11 titulares está acabando. Hoje, você implementa um modelo e troca as peças. Além disso, o Barcelona não é mais um fundamentalista do estilo, porque o técnico Ernesto Valverde entende que há jogos que exigem mais transição, outros em que precisa de presença física no meio… ? argumenta Mansur, que aposta no rodízio também na construção, com Arthur, De Jong, Vidal e Rakitic na briga por apenas duas vagas.

Do outro lado da Espanha, o Real Madrid cultivou um interesse de longa data no brasileiro, admitido pelo presidente Florentino Pérez. Porém, assim com o Barça, os merengues já foram com força ao mercado e investiram ? 100 milhões para tirar Eden Hazard do Chelsea. Antes, gastaram 45 milhões de euros para buscar Rodrygo no Santos, e a mesma quantia para garantir o passe de Vinicius Junior : os três melhores na esquerda.

Ainda assim, se quiser um novo galático, o Real deverá ter Neymar como o atacante pela esquerda do 4-3-3 do técnico Zidane. Já Hazard, que atua na mesma faixa, seria forçado a se deslocar para o lado oposto do campo. Outros jogadores também seriam impactados.

? Com a chegada do Neymar, a fila ficaria enorme. Se para o Vinicius já está difícil, imagina para o Rodrygo ?aponta Mansur.

Há ainda a chance de Isco ser usado no meio, o que deixaria Neymar e Hazard soltos e Benzema, na reserva.

A Juventus, que há um ano comprou Cristiano Ronaldo, é a zebra desse radar. E há dúvidas sobre a formação que o recém-chegado Maurizio Sarri implementará. Se optar por um trio de atacantes, como fez nas equipes que comandou anteriormente, o técnico escalaria Neymar pela esquerda, com a possibilidade de deslocar-se para o centro, e deixaria Cristiano no comando do ataque. Sobraria uma vaga para o argentino Paulo Dybala (o favorito) e o colombiano Cuadrado.

? Para a carreira do Neymar, o melhor seria jogar na Juventus, porque ele poderia construir uma marca nova: ser campeão com Messi e com Cristiano ? opina Mansur. ? Se a ideia for protagonismo, talvez a aposentadoria do Cristiano esteja mais próxima que a do Messi. Além disso, a Juventus é um clube mais estruturado para ganhar que o PSG.

Caso nenhum pretendente formalize uma oferta interessante, Neymar seria obrigado a superar as rusgas com o PSG, onde pouco deve mudar em campo.

? Ele vem jogando mais centralizado. Sem a bola, retorna pela esquerda. No ataque, atua quase como um meia centralizado, que arma a equipe e se apresenta na área ? explica Miranda.

Em fase final de recuperação da lesão que o tirou da Copa América, Neymar nem ficou no banco na vitória da Inter de Milão (6 a 5 nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal) em amistoso em Macau, na China.

Fonte: O Globo


Comente