esporte »

Jesus x Rescalvo: Flamengo e Emelec trazem duelo de europeus na Libertadores



A Copa Libertadores carrega esse nome para homenagear os principais líderes da independência das nações da América do Sul, mas Flamengo e Emelec levarão a campo, nesta quarta-feira, duas fortes raízes dos colonizadores deste continente. À beira do gramado, o português Jorge Jesus e o espanhol Ismael Rescalvo travarão um curioso duelo entre europeus dentro da competição sul-americana.

As semelhanças entre Jesus e Rescalvo vão além de terem nascido no mesmo continente. Aos 64 anos, o português foi contratado às pressas para substituir Abel Braga e está iniciando o seu trabalho no Flamengo. Cenário parecido com o do espanhol de 37 anos, que assumiu o Emelec após a saída de Mariano Soso e só dirigiu a equipe em oito partidas. Os dois carregam a esperança de um futebol com melhor desempenho – a principal crítica sofrida pelos seus antecessores.

Outra semelhança entre eles são as suas inspirações no esporte. Jorge Jesus é fã assumido do holandês Johan Cruyff, que defende um estilo de jogo baseado sobretudo na posse de bola e na intensidade para ocupar espaços. Para o português, futebol é um jogo de coragem e quem souber arriscar com inteligência terá mais chances de sair vencedor. No Flamengo, ser ofensivo tem sido uma vocação.

Jorge Jesus é o técnico do Flamengo Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus é o técnico do Flamengo Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rescalvo também idolatra o ex-jogador e técnico holandês, mas vê no seu sucessor – Pep Guardiola – as armas para fazer o Emelec bater de frente com o Flamengo. O espanhol é outro que vê com bons olhos ter a posse da bola, mas o seu diferencial está no uso constante dos laterais para construir as jogadas. Assim como Jesus, é conhecido por ser fiel a sua filosofia e não largar mão das suas convicções durante a partida.

A maior diferença entre os comandantes, claro, está no currículo. Jorge Jesus é conhecido internacionalmente como um dos mais vitoriosos de Portugal, sendo considerado como o maior que já passou por clubes como o Benfica (POR), enquanto Rescalvo está iniciando a sua carreira e ainda não conquistou títulos de expressão, mas está tendo a sua maior oportunidade no Emelec. A diferença de 27 anos entre eles torna o debate até injusto.

Ismael Rescalvo é o técnico do Emelec Foto: Divulgação/Emelec
Ismael Rescalvo é o técnico do Emelec Foto: Divulgação/Emelec

Na Libertadores, os treinadores terão que tirar coelhos das cartolas para se classificar às quartas de final. Em meio a competição sul-americana, é a filosofia europeia que guiará Flamengo e Emelec nos dois jogos desta fase de oitavas de final. Jorge Jesus tem a missão de confirmar o favoritismo rubro-negro, enquanto Rescalvo tenta surpreender com os equatorianos.
 

Fonte: O Globo


Comente