O empate sem gols do Botafogo contra o Cruzeiro, domingo, não foi um mau resultado. Mas ao se considerar que o Alvinegro teve o domínio das ações e da posse de bola (58%), o gosto que fica no torcedor é de que o time de Eduardo Barroca poderia ter conseguido mais no Mineirão.
A explicação para mais uma partida em que a equipe não consegue balançar a rede pode estar num número. Quarto pior ataque do Campeonato Brasileiro, com apenas oito gols em 10 rodadas, o Glorioso é, segundo números do site “Footstats?, o time que menos finaliza na competição, com apenas 83 chutes.
Destes, quase 40% vão em direção ao gol adversário, o que coloca o Botafogo em 11º em finalizações na meta adversária entre os times das Série A. Ou seja: a pontaria alvinegra nem é a grande vilã. Se fosse mais insistente, o time poderia ter mais sucesso.
Alex Santana e Diego Souza estão empatados como os alvinegros com mais chutes a gol: 11. Mas a marca é apenas a 67ª entre todos os jogadores do Brasileiro. O destaque em aproveitamento é Cícero, desfalque no domingo. O meia tem 50% de acerto, média superior à de Gabigol, do Flamengo, artilheiro do campeonato com sete gols.
Fonte: O Globo