esporte »

No Flamengo, Rafinha pode fazer recorde de jogos da carreira



De volta ao Brasil após 14 anos na Europa, sendo oito temporadas no Bayern de Munique, o lateral Rafinha, de 33 anos, reencontra o Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 11h, contra o Goiás, no Maracanã, e revive a maratona de jogos que deixou para trás quando foi negociado pelo Coritiba em 2005, rumo ao Schalke 04. Se entrar em campo nas possíveis 42 partidas que o Flamengo tem pela frente, levando em conta as três competições que disputa, Rafinha baterá o recorde da carreira, com 52 jogos ? contando ainda 10 pelo Bayern.

LEIA MAIS: Gérson e Pablo Marí chegam ao Rio e são recebidos pela torcida

O lateral nunca entrou em campo 50 vezes ou mais em um ano. Nem no Brasil, nem na Europa, diferentemente do que aconteceu com Pará, em 2015 (53 jogos) e 2017 (64), e com Rodinei, em 2018 (50).

MARCELO BARRETO: Reação aos gastos do Flamengo pode mudar a relação da arquibancada com a contabilidade

Em 2018/2019, Rafinha atuou em 26 partidas do Bayern. O principal desafio em seu retorno ao Brasil será aguentar os picos que Pará e Rodinei têm suportado nos últimos anos no Flamengo, e acrescentar à capacidade física doses de técnica e experiência internacional.

Ao comparar a média de jogos dos três laterais do elenco, até que o novo reforço não fica muito atrás. Enquanto esteve na Europa, foram 36,6 partidas por temporada, mais do que Rodinei ? 34,7 em quatro anos ? e pouco atrás de Pará, com 41 de 2015 a 2019. Os números de Rafinha ficam abaixo da dupla quando se levam em conta as campanhas pelo Coritiba, em 2004 e 2005.

Jogador terá controle de carga especial

Rafinha passará pela adaptação ao futebol brasileiro com a qual outros reforços do Flamengo já se depararam nos últimos anos. A diferença é que Diego, Éverton Ribeiro e Vitinho, os exemplos mais significativos, são jogadores de ataque. Não é segredo que os laterais necessitam de uma capacidade física maior e sofrem mais durante os jogos. Para isso, o Flamengo aplicará em Rafinha o controle de carga que já é usado no restante do elenco. Não está descartado que ele seja poupado e alterne com outros atletas em algumas partidas do rubro-negro.

Apesar disso, Rafinha voltou ao Brasil sem qualquer problema físico. Poupado da grama sintética da Arena da Baixada, pela Copa do Brasil, o jogador projetou logo na apresentação sua primeira partida no Maracanã, que pode ser hoje.

? Sei que tem muita cobrança no Flamengo, mas estou preparado. Não sou mais nenhum menino. Não vejo a hora de entrar no Maracanã lotado, com a torcida empurrando. Estou preparado para isso ? disse o lateral-direito, ávido por novos desafios na carreira.

A titularidade de Rafinha ainda não está garantida, pois o técnico Jorge Jesus fechou os treinos durante a semana. Caso ele não atue, a tendência é que Rodinei jogue contra o Goiás.

Fonte: O Globo


Comente