esporte »

'Jesusmania' no Flamengo surpreende imprensa portuguesa: 'Nunca vi isso na Europa'



A Gávea estava lotada para ver o Flamengo. Normal, não? Para um jogo-treino, não. O rubro-negro levou centenas de torcedores para acompanhar o amistoso contra o Madureira, neste sábado, mas os olhos estavam sob o técnico Jorge Jesus. Não à toa, a imprensa portuguesa esteve presente e se assustou com a “Jesusmania” que tomou conta dos torcedores. O sucesso era esperado, mas não tão rápido.

LEIA MAIS: Como foram os testes de Jorge Jesus na ‘estreia’ no Flamengo

? Em um jogo-treino, não. Nunca vi isso na Europa. Isso mostra uma grande confiança no treinador. Eu trabalho como corresponde no Brasil e muitos brasileiros me perguntavam quem era Jorge Jesus. Agora, eu noto que as pessoas estão muito empolgadas, muito ansiosas e querem títulos ? conta Pedro Sá Guerra, da RTP Portugal.

LEIA TAMBÉM: Diego diz que elenco do Flamengo irá ‘abraçar’ Jesus

O GLOBO trouxe a informação que o jogo-treino seria transmitido em Portugal. É uma novidade no Brasil, mas considerado algo normal em terras lusitanas devido a importância de Jorge Jesus. No noticiário local, o Flamengo tem dividido espaço com clubes tradicionais como Benfica, Porto e Sporting.

? Todos os dias tem matérias sobre o Jorge Jesus em jornais, na televisão… Eles se aproveitam das imagens da FlaTV. Todos os dias tem matéria sobre ele, sobre o Flamengo. Em Portugal, o jogo está sendo transmitido, para ter noção da importância que ele tem ? revela Antonio Carlos Duarte, correspondente da Record Portugal.

Jorge Jesus pode ser comparado com José Mourinho em Portugal. Pop-star, folclórico e com vários títulos na galeria. Inclusive, no quesito conquistas, é o segundo com maior relevância no país. Os jornalistas portugueses citam esses fatores para tentar dar a dimensão que o técnico do Flamengo está levando para as terras lusitanas.

? Jorge Jesus é um dos treinadores mais reconhecidos em Portugal. Acima dele, em termos de conquistas, talvez apenas José Mourinho. As pessoas gostam dele porque ele é genuíno, é puro, é um homem que não mostra o contrário do que é. É um homem exigente ? conta Pedro Guerra.

? Na verdade, o Jesus é considerado o segundo técnico no quesito importância, atrás apenas do Mourinho. Ele é um personagem muito folclórico ? completa Antonio Carlos Duarte.

Fonte: O Globo


Comente