Não foi uma transformação da água para o vinho, mas a primeira impressão de Jorge Jesus à frente do Flamengo foi positiva. Com direito a transmissão internacional e cerca de 500 torcedores acompanhando no alambrado da Gávea, o técnico português estreou com vitória no jogo-treino que mais parecia uma partida oficial: placar de 3 a 1 contra o Madureira, neste sábado, com gols marcados por Diego e Vitinho, duas vezes. Ygor Catatau descontou.
LEIA TAMBÉM: Diego diz que elenco do Flamengo irá ‘abraçar’ Jesus
O Flamengo iniciou o jogo-treino escalado no 4-1-3-2 com César; Rodinei, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Willian Arão, Lucas Silva, Diego, Vitinho; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Pouco antes da atividade, o goleiro Diego Alves virou desfalque devido a um incômodo na coxa direita. Os convocados Gustavo Cuéllar, De Arrascaeta e Miguel Trauco também foram ausências.
LEIA MAIS: ‘Jesusmania’ no Flamengo surpreende imprensa portuguesa
À beira do gramado, Jorge Jesus deu as caras pela primeira vez. Pegou no pé cobrando atenção de Willian Arão. Pedia intensidade quando a equipe perdia a bola e comemorou timidamente os gols marcados. Andava para lá, andava para cá, conversava com seus auxiliares e voltava a gritar. Ciente de que o jogo-treino era mais um treino do que um jogo, esboçou poucos sorrisos.
No desenho tático, foi possível ver Willian Arão posicionado como primeiro volante ? recuando para terceiro zagueiro nos ataques e liberando os laterais para avançarem. Rodinei e Renê foram presença constante à frente, quase na mesma linha dos pontas Lucas Silva e Vitinho ? este, com liberdade para flutuar e tendo a melhor atuação entre os que participaram da atividade.
A ideia de utilizar dois centroavantes também foi testada pelo português com Bruno Henrique atuando mais fixo e Gabriel se movimentando para buscar jogadas. Diego, que recebeu a braçadeira de capitão, ficou responsável pela armação das jogadas. Havia também a expectativa para a estreia de Rafinha, mas o lateral-direito não entrou em campo.
Não tardou para o Flamengo balançar as redes. Aos oito minutos, Rodinei cruzou para Lucas Silva, que ajeitou para Diego finalizar. Na metade da primeira etapa, Vitinho aproveitou o rebote da defesa e fez o segundo. Aos 29 do segundo tempo, o camisa 11 novamente balançou as redes aproveitando o cruzamento de Berrío. Próximo do fim, Ygor Catatau aproveitou a saída de bola errada de Matheus Dantas para descontar para o Madureira.
Jorge Jesus também promoveu diversas substituições: entraram Lincoln, Piris da Motta, Ronaldo, Pará, Matheus Dantas, Thuler, João Lucas, Berrío e Rafael Santos nos lugares de Lucas Silva, Willian Arão, Diego, Rodinei, Léo Duarte, Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Renê e Gabigol, respectivamente.
Fonte: O Globo