BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que existe 99% de chance do Rio de Janeiro passar a sediar uma prova da Fórmula 1 a partir de 2021. Bolsonaro se reuniu no Palácio do Planalto com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel , e o diretor executivo da Fórmula 1, Chase Casey . O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) também participou do encontro.
? O contrato vence ano que vem em São Paulo e eles resolveram retornar a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Obviamente, ou seria isso ou a saída do Brasil. Em comum acordo, o senador, nosso governador, o prefeito Crivella e o senhor Chase também, (definiram que há) praticamente 99% de chance, ou mais, de ter a Fórmula 1 a partir de 2021 no Rio de Janeiro ? disse Bolsonaro.
O contrato atual da Formula One Management (FOM) com a Interpub, que promove o GP em Interlagos (SP) tem duração até 2020.
Bolsonaro afirmou que não existe “guerra” com São Paulo e que o importante é que a prova permaneça no Brasil. Ele também ressaltou que a Fórmula 1 já foi disputada no Rio de Janeiro ? a última vez foi em 1989.
? Não tem guerra, não. É Brasil. Ia sair do Brasil, e está ficando. Está voltando para o Rio de Janeiro. Não vou acusar São Paulo de ter retirado a Fórmula 1 do Rio. E olha que eu sou paulista, hein?
Chase Carey ressaltou que as negociações ainda estão abertas e que também há conversas com São Paulo.
? Estamos participando de negociações, negociações muito boas, que ainda não foram concluídas. Estamos participando de negociações com o Rio e também com São Paulo.
De acordo com Wilson Witzel, o Rio tem condições de garantir a segurança do evento. O governador afirmou que os índices de criminalidade são elevados apenas em comunidades e na Baixada Fluminense.
Fonte: O Globo