esporte »

Seleção brasileira vai de ataque 'olímpico' no Beira-Rio



Porto Alegre – Se a seleção quiser, já tem o ataque para os Jogos de Tóquio-2020. Neste domingo, às 16h, contra Honduras, o técnico Tite colocará em campo três homens de frente com 22 anos, idade necessária para buscar o ouro olímpico no futebol, caso isso seja prioridade de novo em 2020: Richarlison, Gabriel Jesus e David Neres.

O trio que pode ser olímpico, nome do antigo estádio do Grêmio, será a principal atração no Beira-Rio, casa do Internacional. Sem Neymar, cortado por lesão, a maior expectativa da seleção recai sobre como será o desempenho do ataque na Copa América. Estão nos pés dos três parte da resposta à dúvida que surge, se há vida para a equipe pentacampeã do mundo sem os serviços do atacante do Paris Saint-Germain.

Dois deles precisam mostrar serviço no último amistoso antes da estreia na Copa América, na próxima sexta-feira, no Morumbi, contra a Bolívia. Gabriel Jesus e David Neres serão titulares esta tarde muito graças ao fato de Roberto Firmino e Willian terem sido os dois últimos jogadores a se apresentarem à seleção. O rival deve facilitar as coisas para os dois: a seleção de Honduras é apenas a 61ª colocada no ranking da Fifa.

Para Tite, o amistoso representa a chance de afastar a sombra de Neymar. O atacante deixou a seleção, levou com ele as crises pessoais que mexiam com o grupo, mas abriu também uma lacuna de recursos que a equipe terá de suprir com um bom jogo coletivo. No dia 20, Tite chegará a três anos de trabalho à frente da seleção, tempo suficiente para fazer o time jogar com ou sem o craque-problema.

– A equipe é organismo vivo. A equipe se expressa independentemente de quem joga, ela dá essa condição – afirmou Tite.

Sábado, no último treino antes da partida, o treinador escancarou a escalação para a imprensa e os cerca de 5 mil torcedores que acompanharam o trabalho aberto para o público. Nas mexidas que fez na equipe que venceu o Qatar na última quarta-feira, revelou que ainda há uma disputa por posição na zaga. Miranda, que jogou no meio de semana, trabalhou entre os reservas e deu lugar para Thiago Silva.

Outra questão que parece bem clara é a disposição da comissão técnica em ter Roberto Firmino entre os titulares. Ontem, ele se revezou com Gabriel Jesus na equipe principal durante o treinamento. Depois, foi preterido quando Tite trabalhou as jogadas de escanteio, mas antes teve uma conversa ao pé do ouvido com o treinador. Quando estiver melhor fisicamente e mais inserido nos trabalhos, deverá ganhar a vaga no comando do ataque da seleção.

? Firmino é meu titular e não seria justo com o jogador, na disputa que tem com Jesus, atuar hoje.

Fonte: O Globo


Comente