esporte »

Na era Neymar, aproveitamento do Brasil contra rivais sul-americanos despenca sem o camisa 10



Para conquistar a Copa América, a seleção brasileira terá que mudar um histórico incômodo de problemas diante de adversários sul-americanos quando não tem Neymar à disposição.

Dos 97 jogos com a seleção na era Neymar ? que começa em 2010, depois da Copa do Mundo da África do Sul ? o Brasil enfrentou sul-americanos em 39 ocasiões: foram 24 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 70%. Sem o camisa 10 nos duelos sul-americanos, a taxa de sucesso cai para a metade: quatro vitórias, três empates e três derrotas ? 15 pontos de 30 possíveis.

A primeira das três derrotas para os vizinhos sem Neymar foi em 2015, na estreia pelas Eliminatórias da Copa-2018, um 2 a 0 para o Chile, em Santiago. A seleção ainda buscava uma cara com Dunga e teve o setor ofensivo formado por Douglas Costa, Hulk e Willian.

Sem o camisa 10, a seleção também foi eliminada da Copa América de 2016. A derrota que sacramentou o fiasco foi diante do Peru, por 1 a 0. Dunga foi demitido logo em seguida. A linha ofensiva tinha Willian, Coutinho e Gabigol.

A terceira derrota se deu em amistoso contra Argentina, em 2017, por 1 a 0. Até então, Tite não sabia o que era perder pela seleção. O trio ofensivo foi montado com Coutinho, Willian e Gabriel Jesus. Taison entrou no segundo tempo.

Das dez ocasiões em que o Brasil não teve Neymar contra sul-americanos, três foram na era Tite. O aproveitamento é de 66,6%, com duas vitórias e uma derrota.

Quando Neymar esteve em campo com a seleção nesses nove anos, o Brasil conquistou 78,3% dos pontos em disputa, independentemente da origem dos adversários.

Willian chega neste sábado

Para domingo, no amistoso contra Honduras, o último antes da estreia na Copa América, o treinador ainda não sinalizou a formação ofensiva do time. Isso deve acontecer neste sábado, em um treino que será aberto à torcida, no Beira-Rio.

Na sexta-feira, a CBF anunciou Willian como substituto de Neymar. Ele disputou a final da Liga Europa vencida pelo Chelsea há dez dias, estava de férias em Israel com a família, mas é esperado hoje em Porto Alegre.

Fonte: O Globo


Comente