Saúde » Destaque

Ministro da Saúde defende ampliar cobertura de vacinação como prioridade para o mundo



Durante Assembleia Mundial da Saúde, Brasil destaca importância e a urgência em melhorar os indicadores de vacinação em todo o mundo

“Ouso dizer que a cobertura vacinal é o caminho que nos une. Assim, o Brasil clama a todos que definam ações de vacinação em seus países em consonância com as metas globais”, propôs o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante plenária da 72ª Assembleia Mundial da Saúde, que acontece em Genebra, na Suíça, entre 20 e 28 de maio.  Atualmente, diversos países têm registrado o retorno de doenças, que seriam preveníeis com vacinação, caso do sarampo, devido aos baixos indicadores vacinais. Durante o discurso, o ministro enfatizou que, com o atual cenário de intenso fluxo de pessoas, é necessária a promoção de ações de integração entre vigilância e atenção em saúde.

Nesta terça-feira (21), o ministro também participou do evento paralelo “Promovendo a Confiança nas Vacinas: Melhorando os Esforços Globais de Imunização para Proteger a Saúde de Todas as Gerações”, organizado pelo Brasil, Estados Unidos, Romênia, Canadá e União Europeia. Neste encontro, Mandetta defendeu que a vacina tem que ser universal e estar na agenda de todos os povos do mundo. “Ela é um patrimônio. Enquanto o mundo tiver crianças que precisem de vacinas, nós não podemos deixa-las a mercê de especulações fantasiosas sobre vacinas. Os pais dessa nova geração não sabem o sofrimento. Talvez chamar os avós para que eles possam dar o testemunho do que é o sarampo, do que foi a pólio e das milhares de vítimas que o mundo assistiu e de tristezas que ocorreram”, afirmou o ministro da Saúde do Brasil.

Fonte: Ministério da Saúde


Comente