estilo de vida »

Café perfeito na cafeteira: veja as dicas e não erre mais no preparo



Nada mais gostoso do que acordar de manhã e tomar uma bela xícara de café. Energético e uma delícia, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro. Aqui no TudoGostoso você encontra diversas receitas que ficam perfeitas quando acompanhadas por ele: bolo de fubá, bolo de pão de queijo, misto-quentee e muitas outras. E entro dos diversos modos de preparo do café, um dos mais práticos é a utilização da cafeteira. Mas você sabia que não basta apenas clicar um botão e esperar a mágica acontecer? Existem etapas a serem seguidas e a gente vai te ensinar! Confira essas dicas e faça um café perfeito na cafeteira.
Café perfeito na cafeteira: veja as dicas e não erre mais no preparo

Café perfeito na cafeteira: veja as dicas

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Cuidados com o café
Antes de mais nada, é preciso ter alguns cuidados com o café para que ele seja preparado da maneira perfeita. Sempre dê preferência para a água filtrada ou mineral e nunca misture o café velho com o novo. Isso pode garantir que seu café não fique amargo. Escolha os cafés mais “novos”: os que foram torrados há menos tempo e que têm uma data de fabricação mais perto da sua compra.
Preparando a cafeteira
Na hora em que você for fazer o seu café na cafeteira, lembre-se dessas dicas! Nunca coloque açúcar na água do preparo; despeje a água no reservatório indicado com cuidado e na medida desejada. Coloque o filtro de papel correto na sua cafeteira e preze por marcas mais resistentes e do tamanho ideal. Fique de olho nas instruções que estão na própria caixa da sua cafeteira. Normalmente, a medida padrão de café são de 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água, mas você pode adaptar para o seu gosto e a capacidade da sua máquina.
Fique de olho na temperatura
O importante é que tudo esteja bem quente para que seu café saia o mais gostoso possível. Se você ainda está na dúvida sobre qual tipo de cafeteira comprar, sempre escolha as mais potentes. Quanto maior a potência maior a temperatura e o seu café sairá perfeito e muito bem coado.
Cuidados depois do preparo
Depois que você terminar de preparar o café na cafeteira, preste atenção no tempo! Normalmente, a bebida pronta só fica boa para o consumo durante uma hora. Por isso, não faça grandes quantidades de café de uma vez só, prepare sempre o suficiente. Utilize uma garrafa térmica exclusiva para o café: o gosto e o cheiro do seu café podem ser afetados se você usar a garrafa para outros preparos. E em hipótese alguma reaproveite o filtro do café! Jogue fora assim que terminar de coar.

café perfeito na cafeteira

Foto: TudoGostoso

compartilhe

comente

comentários

Terra


Comente