O Google decidiu remover a licença de Android para a fabricante de smartphones chinesa Huawei, o que pode afetar significativamente seu impacto no mercado fora da China.
Inicialmente reportado pela agência Reuters e posteriormente pelo site The Verge, a licença impede que futuros dispositivos da Huawei utilizem o sistema operacional, limitando-os ao Android Open Source Project (AOSP), software de código aberto da companhia.
“Huawei só poderá utilizar a versão pública do Android e não será capaz de acessar os aplicativos e serviços proprietários do Google”, disse uma fonte da Reuters.
Sendo assim, apps como Gmail, YouTube e Google Chrome não serão disponibilizados para os smartphones da Huawei.
A remoção da licença acontece dias após uma nova ordem executiva do governo dos EUA, em que a empresa – que já foi definida como uma “ameaça” pelo FBI, pelo suposto risco de espionagem do governo chinês – entrou para uma “lista negra”, que impede outras companhias do país a negociar ou adquirir suas tecnologias.
A Huawei, por sua vez, diz que não há riscos de roubo e visualização de informações sensíveis pela forma com que seus dispositivos são programados
Usuários de atuais dispositivos da Huawei que tiverem acesso à loja Google Play não serão afetados pela remoção da licença.
Na sexta (17), um representante da Huawei declarou que a equipe legal da companhia já estudava quais seriam os efeitos desta nova ordem da Administração Trump.
Fonte: The Enemy