Poderia ter sido qualquer um a acertar aquele chute estupendo no ângulo de Kasper Schmeichel, deixando o Manchester City a uma vitória de renovar o título da Premier League. Mas o papel de herói no crucial jogo contra o Leicester calhou justamente ao capitão Vincent Kompany , que aos 33 anos está prestes a conquistar o Campeonato Inglês pela quarta vez, sempre como uma das referências dos citizens.
As lágrimas que escorreram dos olhos desse belga de 1,90m servem como mostra pública do quão intensa é a conexão dele com o clube e do quanto ele é adorado e respeitado na parte azul de Manchester.
Kompany tem papel fundamental de liderança nesse elenco de Guardiola. E a série documental “All or Nothing” (Tudo ou nada), veiculada na plataforma Amazon Prime, ajuda a entender a relevância de Kompany e também mostra que o zagueiro é um grande cara.
O vídeo acima é um conteúdo produzido por Dugout
– É um dos caras mais inteligentes que eu conheci no futebol. É um guerreiro. Não imagino ninguém melhor para ser capitão, para ser honesto – disse Ilkay Gündogan.
O relato da temporada passada do City mostra um Kompany que não se absteve de influenciar o vestiário mesmo passando um bom tempo no departamento médico.
Como integrante do City desde os tempos em que as vacas não eram tão gordas assim, Kompany lembrou que a estrutura do clube chegou a ser precária em um tempo em que nem porta havia nos banheiros.
O belga é exemplo para crianças da academia do City e para os companheiros. As lições do experiente jogador extrapolam os limites do futebol. Em um encontro com uma garotada do clube, Kompany, por exemplo, pontuou a importância histórica de Nelson Mandela e o quanto admira o já falecido líder sul-africano por ter perdoado quem o prendeu.
– Ele pode ser presidente um dia. Os discursos dele são tão bons. Ele poderia concorrer – brincou o português Bernardo Silva.
Na temporada passada, Kompany marcou o segundo gol da final da Copa da Liga Inglesa, uma vitória por 3 a 0 diante do Arsenal. Foi o primeiro troféu de Pep Guardiola no City. Mas a jogada nem se comparou ao chute espetacular contra o Leicester, que manteve a equipe um ponto à frente do Liverpool.
O documentário mostra que o título do ano passado foi comemorado do sofá pelo capitão do City, já que o Manchester United, rival direto na disputa pela Premier League, perdeu o jogo-chave diante do West Bromwich. O mais curioso é que Kompany assistiu à partida ao lado do sogro, torcedor fanático do United, e nem por isso perdeu o cavalheirismo.
No domingo, o cenário será diferente. Kompany estará em campo ao lado dos companheiros de City. Basta não bobear para ter a oportunidade de levantar a taça novamente e fincar cada vez mais fundo os pés na história do clube.
Fonte: O Globo