Como de costume, momentos de crise no Flamengo têm temperaturas diferentes quando analisados sob a perspectiva do Ninho do Urubu e da Gávea. No Centro de Treinamento, Abel Braga se reuniu com o elenco ontem, mas não teve contato com nenhum vice-presidente, na reapresentação após as notícias sobre a sua possível demissão.
Nem o vice de futebol Marcos Braz apareceu. Muito menos o presidente Rodolfo Landim, que sinalizou antes de assumir que iria ao Ninho do Urubu apenas em momentos importantes, para cobranças.
Enquanto isso, na sede do clube, entre correntes políticas e dentro da própria administração, teve início a discussão sobre nomes para substituir o atual treinador. Os estrangeiros ainda sofrem resistência, mas Sampaoli, hoje no Santos, e Eduardo Coudet, do Racing, foram lembrados.
A cúpula do futebol resiste em dar declarações que banquem Abel, e está disposta a fazer a troca.
A solução encontrada pelo Conselho do Futebol para abafar as críticas foi o Conselho Diretor assinar uma nota oficial para reforçar a confiança no “grupo de profissionais vitoriosos – comissão técnica e jogadores?. Nenhum dirigente se apresentou para falar que Abel segue no cargo e tudo se definirá a depender da classificação na Libertadores diante do Peñarol, na quarta-feira.
A reportagem entrou em contato com Abel Braga antes do treino para saber se houve alguma conversa sobre a interrupção do trabalh, e ele jogou a pressão sobre a diretoria: “Não sei de nada. Isso você tem que perguntar à direção”. Mesmo com um esforço de algumas vozes para lhe dar respaldo, Abel sabe que a continuidade é incerta.
A nota oficial do Flamengo, que tinha o objetivo de mascarar o ambiente turbulento no futebol, se transformou em alvo de chacota e brincadeiras na internet, munição para aumentar as críticas sobre a diretoria do clube.
Os memes se multiplicaram e a reação dos rubro-negros nas redes sociais foi ruim depois que o clube postou a mensagem em seu site. Nela, cita os feitos do ano, o título estadual e da Florida Cup, o que levou o campeonato amistoso a ficar entre os assuntos mais comentados.
“Um time campeão da Florida Cup, superando um dos possíveis finalistas da Champions League. Um time campeão inconteste do Campeonato Carioca. Um time que lidera seu grupo na Libertadores. Um grupo de profissionais vitoriosos – comissão técnica e jogadores – totalmente cientes da importância de seu trabalho e de suas grandes responsabilidades. Este é o Flamengo que, para a tristeza de alguns, retoma sua história de campeão?, diz o começo do texto, que ainda ataca a imprensa.
Sensação da Liga dos Campeões da Europa, o Ajax foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis durante a disputa da Florida Cup. O detalhe, porém, é que apenas dois titulares da equipe holandesa enfrentaram o rubro-negro: o atacante brasileiro David Neres, que começou a partida, e o lateral-direito Veltman, que entrou durante o jogo.
Fonte: O Globo