games »

Ingress transforma jogo mobile em bom anime de ficção científica na Netflix



Nesta próxima terça-feira (30) estreia na Netflix o desenho animado Ingress: The Animation, adaptação em anime do primeiro jogo da Niantic, o mesmo estúdio de Pokémon GO.

O The Enemy teve a oportunidade de assistir aos três primeiros episódios da série, que mostra bastante respeito com o material original e também ajuda a dar mais forma e contexto ao mundo de Ingress.

O anime utiliza o mesmo conceito do game: no universo existe a Exotic Matter (XM), uma energia misteriosa que permeia diversos lugares no mundo. Não se sabe muito sobre seus efeitos no planeta ou nos seres humanos, mas é certo de que ela influencia os acontecimentos na Terra de alguma maneira.

A descoberta da XM divide o mundo de Ingress Prime em duas facções: a Resistência, que é contra o uso da energia na ciência e outros assuntos cotidianos; e os Iluminados, que defendem o estudo profundo da XM em benefício da raça humana.

A dupla de protagonistas, Makoto e Sarah, é afetada pelos portais: o rapaz consegue ver a história dos objetos ao tocá-los, e a moça vê aspectos únicos do tempo e espaço.

Com a inclusão destes personagens, o mundo de Ingress fica muito mais interessante e palpável do que no game. Pessoalmente, desde as primeiras versões de Ingress sempre achei tudo muito abstrato, baseado mais em menus e textos do que em elementos gráficos, como Pokémon GO depois aperfeiçoou tão bem.

O anime ajuda a dar rosto para os personagens, o que torna a história mais forte envolvente, seja assistindo ao desenho ou jogando o game.

A princípio, a trama também apresenta bem elementos básicos de jogo, servindo quase como um tutorial do Ingress nos smartphones. O ritmo é rápido e intenso, com uma pitada de mistérios e poderes especiais logo no começo, prometendo respostas mais para o final da temporada.

Além disso, a animação 3D funciona muito bem, especialmente pelo contexto de ficção científica que o jogo apresenta, utilizando bem recursos de iluminação para representar elementos do mundo de Ingress.

Este primeiro gostinho deixou uma boa impressão, do tipo que empolga até para dar uma nova chance ao game nos smartphones. Resta descobrir se o restante da temporada mantém o bom nível, o que vamos descobrir com a estreia já neste próximo dia 30 de abril na Netflix.

Fonte: The Enemy


Comente