A pequena Awara Baganha Monteiro terá a oportunidade de representar Mato Grosso do Sul no Pan-Americano de Xadrez em julho, em Guaiaquil, no Equador. Aos 7 anos, a campo-grandense conquistou a vaga ao ficar em 3º lugar no Festival Nacional da Criança, em Florianópolis.
Além da competição no Equador, a estudante do 3º ano do colégio Paulo Freire também poderá representar o Estado e o Brasil no Mundial de Weifang, na China, marcado para agosto, e no Sul-Americano de Buenos Aires, em dezembro.
Mas devido ao custo financeiro de todas essas competições, a família busca ajuda primeiramente para o Pan-Americano. O pai, Marcelo Monteiro, de 38 anos, faz campanha para arrecadar fundos e garantir a participação na filha na competição. Para isso, busca apoio e abriu uma vaquinha online. “Se conseguirmos seria ótimo?, diz.
Segundo ele, a estimativa é arrecadar R$ 12 mil para arcar com hospedagem e passagem da menina, dos pais e também do técnico, além da inscrição de Awara. Alimentação e outros gastos, como locomoção dentro do país, ficaram de fora.
Fonte: Campo Grande News