Numa partida em que Abel Braga escalou entre os titulares o badalado quarteto formado por Diego, Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Gabigol, coube a dois jogadores bem menos prestigiados garantir o título carioca do Flamengo, após nova vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, neste domingo. Willian Arão, titular contestado, e Vitinho, reserva, fizeram a festa no Maracanã.
O triunfo, além de manter um tabu de mais de 30 anos sem títulos cruz-maltinos sobre o maior rival, ampliou para 12 jogos a invencibilidade do Flamengo no clássico ? é o maior jejum da história a favor do rubro-negro.
Dentro de campo, não há replay, muito menos lance que começa em um jogo e termina no outro. Mas o gol de Willian Arão, que encaminhou o título rubro-negro logo aos 15 minutos, poderia ser uma releitura do lance que fechou o clássico de uma semana atrás. Naquela oportunidade, a bola saiu por cima do gol de Fernado Miguel. Agora, a testada foi precisa.
A vantagem de três gols deixou o time de Abel Braga excessivamente confortável em campo. Dominante em todo o confronto de ida, o Flamengo viu o Vasco, turbinado pela necessidade da virada improvável, criar a maioria dos lances de perigo da etapa inicial. As chances desperdiçadas por Lucas Mineiro e Danilo Barcelos, porém, evidenciam que há distâncias técnicas difíceis de serem superadas.
Talento que falta de um lado sobra do outro. Com a suspensão de Bruno Henrique ? artilheiro do Carioca com oito gols ?, Abel encontrou a brecha para mandar a campo seu badalado trio de meio-campistas. A opção por um jogo de transição, sem que houvesse uma companhia em velocidade para Gabigol, porém, impediu que algum desses brilhasse.
Não à toa, foi após a entrada de Vitinho, na reta final, que Diego encontrou espaço para encaixar passe preciso, concluído pelo camisa 11.
FLAMENGO 2 X 0 VASCO
Flamengo: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro (Lincoln) e Arrascaeta (Vitinho); Gabigol (Ronaldo).
Vasco: Fernando Miguel, Cáceres (Bruno César), Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu e Lucas Santos (Maxi López); Yan Sasse (Ribamar) e Marrony.
Gols: 1T: Willian Arão, aos 15min; 2T: Vitinho, aos 37min. Juiz: Rodrigo Carvalhaes de Miranda. Cartões amarelos: Diego, Gabigol, Cuéllar, Castan, Werley, Danilo Barcelos, Bruno César, Raul e Marrony. Cartão vermelho: Werley. Público: 52.398 (47.995 pagantes). Renda: R$ 2.152.256,00. Local: Maracanã.
Fonte: O Globo