No início de abril, a Nintendo lançou um novo kit do Labo para o Switch, desta vez com um óculos de realidade virtual.
Curiosamente, de acordo com uma reportagem do jornal Nikkei (via Siliconera), a empresa de games tinha planos de criar algo neste sentido há algum tempo. Uma fonte da matéria diz que, pelo menos 3 ou 4 anos atrás, desenvolvedores iniciaram um projeto de jogo de VR, mas que acabou sendo engavetado pela diretoria.
Supostamente, esta decisão teria acontecido por causa do desenvolvimento do PlayStation VR, e portanto o senso de inovação dele seria perdido.
A matéria também revela a evolução do processo criativo da Nintendo nas últimas décadas: nos anos 1980 e 1990, a empresa era um ambiente extremamente competitivo, já que todos os projetos dependiam essencialmente da aprovação do então presidente Hiroshi Yamauchi.
Sob a direção de Satoru Iwata, porém, o processo de desenvolvimento passou a ser mais unificado. Atualmente, é necessário aprovação de altos executivos para que seu projeto seja propriamente desenvolvido – o que levou ao tempo de espera para o lançamento de um dispositivo VR.
Historicamente, a Nintendo também não teve um bom histórico com óculos de realidade virtual, com o Virtual Boy ainda sendo considerado o hardware de maior fracasso da companhia.
Fonte: The Enemy