De um lado, um grego de 24 anos. Do outro, um americano de 29. Se um brilha no Leste, o outro não demora a responder no Oeste. O duelo entre Giannis Antetokounmpo e James Harden teve início na temporada regular da NBA e se estendeu aos playoffs, com os dois craques dando mostra que pretendem chegar o mais longe possível com seus times. Na madrugada desta quinta-feira, Milwaukee Bucks e Houston Rockets conseguiram novas vitórias tranquilas e convincentes, abrindo 2 a 0 em suas séries e chegando mais próximos das semifinais de conferência.
Os Bucks derrotaram o Detroit Pistons por 120 a 99, ancorados em mais uma grande atuação de Antetokounmpo. O ala grego de 2,11m, que teve média de 27,7 pontos por jogo na temporada, anotou 26 pontos e pegou 12 rebotes no triunfo sobre os Pistons. A vitória por 21 pontos de diferença foi construída no segundo tempo, após os donos da casa terem ido para o intervalo perdendo por 59 a 58.
– Fizemos um grande trabalho reagindo o ano todo. Ele (o técnico Mike Budenholzer) sabe quando fizemos besteira, quando não nos esforçamos o suficiente. Ele confia em nós – disse Antetokounmpo.
Poucas horas após o show do grego e a vitória dos Bucks, foi a vez do Houston Rockets fazer seu dever de casa e bater o Utah Jazz por 118 a 98. O destaque foi, como de costume, James Harden. Favorito a conquistar o troféu de MVP (melhor jogador) da temporada, em disputa que deve ter Antetokounmpo como grande rival, Harden conseguiu um triplo-duplo, com 32 pontos, 13 rebotes e 10 assistências. O armador barbudo foi o cestinha na temporada regular, com 36,1 pontos por partida.
– Acho que James está tendo um ano melhor do que o passado. Acho que Chris (Paul, armador) também. Estamos melhores. Mas ainda não provamos nada – disse o técnico Mike D’Antoni, ao relembrar a temporada 2017/2018, quando o Houston caiu na final da Conferência Oeste, eliminado pelo Golden State Warriors.
Os Rockets não conquistam o título da NBA desde 1995, quando o time tinha o pivô nigeriano Hakeem Olajuwon como grande destaque. Os Bucks nunca sentiram o gostinho sequer de vencer uma final de conferência.
Além de Bucks e Rockets, o Boston Celtics abriu 2 a 0 nos playoffs ao derrotar o Indiana Pacers por 99 a 91. Hoje, os Celtics tentam a terceira vitória, mas agora jogando em Indianápolis. Também entram em quadra hoje Orlando Magic x Toronto Raptors (série empatada em 1 a 1) e Oklahoma City Thunder x Portland Trail Blazers (Portland vence por 2 a 0).
Fonte: O Globo