Depois de quatro temporadas seguidas, pela primeira vez os playoffs da NBA ? que começam neste sábado, a partir das 15h30 ? não serão protagonizados por Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. Embora a equipe de Stephen Curry e Kevin Durant siga como favorita (dominou novamente o Oeste), outros times surgem como potenciais candidatos ao título, liderados por jovens estrelas, em sua maioria.
Essa juventude talvez seja melhor representada pelo grego Giannis Antetokounmpo. O pivô de 24 anos se estabeleceu como um dos jogadores mais dominantes da liga e levou seu Milwaukee Bucks ao primeiro lugar na Conferência Leste, antes dominada pelos Cavaliers, antiga equipe de LeBron James. O “King James”, por sinal, sofreu com o desequilíbrio do seu Los Angeles Lakers e se viu fora da fase “mata-mata” do basquete americano pela primeira vez desde 2005.
Outro nome que virará holofotes será o armador James Harden, autor de uma histórica marca na temporada, atrás apenas de Michael Jordan e Wilt Chamberlain: tem média de 36,1 pontos por partida e se tornou o primeiro jogador a marcar pelo menos 30 pontos sobre cada adversário da liga na mesma temporada. Com seu Houston Rockets, tem a árdua missão de desafiar os Warriors pelo topo do Oeste. Para mais informações sobre os playoffs, O GLOBO traz uma análise confronto a confronto, com os principais jogadores envolvidos. Confira:
Philadelphia 76ers (3º) x Brooklyn Nets (6º)
O Brooklyn Nets vem em boa temporada de reconstrução e a vaga nos playoffs é uma agradável surpresa para a franquia, conduzida por bons jogos de D’Angelo Russell, jovem armador. Do outro lado, enfrenta um time investindo em chegar mais longe, mesmo com problemas estruturais em seu elenco. Ainda assim, tem dois dos melhores jogadores da liga: Joel Embiid ? pivô camaronês quase inigualável fisicamente ? e Jimmy Butler, armador tão polêmico quanto talentoso.
O primeiro confronto é sábado, às 15h30, na Filadélfia.
Fique de olho:
Joel Embiid (dúvida para o jogo 1) e Jimmy Butler (76ers); D’Angelo Russell (Nets)
Toronto Raptors (2º) x Orlando Magic (7º)
Os Raptors adicionaram à sua equipe um dos melhores jogadores e talvez melhor defensor da liga ? Kawhi Leonard. Com isso, a equipe de Toronto busca melhorar o histórico ruim nos playoffs e repetir o desempenho que a levou ao segundo lugar na temporada regular. Tem pela frente o Magic, surpresa nesta fase e um adversário que não deve oferecer tanta resistência.
O primeiro confronto é sábado, às 18h, em Toronto.
Fique de olho:
Kawhi Leonard e Kyle Lowry (Raptors)
Golden State Warriors (1º) x Los Angeles Clippers (8º)
Coube à jovem e aplicada equipe dos Clippers a tarefa ingrata de enfrentar os atuais campeões logo na primeira rodada dos playoffs. É difícil que uma surpresa ocorra nesse confronto, dado o poder de fogo de Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson e companhia.
O primeiro confronto é sábado, às 21h, em Oakland.
Fique de olho:
Stpehen Curry, Kevin Durant e Klay Thompson (Warriors)
Denver Nuggets (2º) x San Antonio Spurs (7º)
Mesmo com a campanha abaixo do tradicional para a franquia, ver os Spurs de Gregg Popovich jogarem é sempre uma atração à parte. Em temporada de reconstrução após perder suas principais estrelas, a equipe texana tem um adversário duríssimo pela frente. Os Nuggets fizeram ótima campanha no Oeste e contam com o versátil pivô Nikola Jokic, ameaça ofensiva em todos os fundamentos. O teste é real para a defesa de Pop, que corre risco de ficar pelo caminho logo na primeira rodada.
O primeiro confronto é sábado, às 23h30, em Denver.
Fique de olho:
Nikola Jokic (Nuggets); LaMarcus Aldridge, DeMar DeRozan (Spurs)
Boston Celtics (4º) x Indiana Pacers (5º)
Cotado como uma das grandes favoritas no início da temporada, a irregular equipe dos Celtics vai enfrentar os organizados Pacers, embora desfalcados de sua estrela Victor Oladipo, lesionado. Kyrie Irving, Jayson Tatum e companhia precisarão mostrar mais do que na temporada regular para sobreviverem aos playoffs.
O primeiro confronto é domingo, às 14h, em Boston.
Fique de olho:
Kyrie Irving (Celtics) e Bojan Bogdanovic (Pacers)
Portland Trail Blazers (3º) x Oklahoma City Thunder (6º)
Duas equipes com sérias dificuldades de se impor em momentos decisivos nos playoffs se enfrentam no Oeste. Embora os Blazers tenham melhor campanha e o talentoso armador Lillard, o favoritismo pesa para Oklahoma, que tem o assustador armador Russell Westbrook, dono de incríveis estatísticas em pontos, assistências e rebotes, além do ala Paul George, um dos grandes nomes da liga, sempre perigoso. A baixa do pivô Nurkic, lesionado, também pesa em Portland.
O primeiro confronto é domingo, às 16h30, em Portland.
Fique de olho:
Damian Lillard (Blazers); Russell Westbrook e Paul George (Thunder)
Milwaukee Bucks (1º) x Detroit Pistons (8º)
Liberem a fera. Creditado por Shaquille O’Neal como “melhor que ele aos 24 anos”, o dominante pivô grego Giannis Antetokounmpo vai com tudo pra cima dos Pistons. Reis do Leste, a versatilidade e o vigor dos Bucks devem imperar no confronto. Ao Detroit, cabe confiar na volta de Blake Griffin a tempo de reforçar seu garrafão, que já conta com Andre Drummond.
O primeiro confronto é domingo, às 20h, em Milwaukee
Fique de olho:
Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton (Bucks); Blake Griffin (dúvida) (Pistons)
Houston Rockets (4º) x Utah Jazz (5º)
Dono de uma das campanhas individuais com maior número de pontos da história, James Harden, o “barba”, é o principal oponente de Antetokounmpo na briga pelo prêmio de MVP (melhor jogador) da temporada regular. Ainda assim, o confronto promete ser equilibrado. Fortes individualmente, os Rockets ainda precisam se encontrar como equipe e têm pela frente a sempre forte franquia de Utah, casa do talentosíssimo armador Donovan Mitchell e do pivô francês Rudy Gobert, um verdadeiro leão ofensivo e defensivamente.
O primeiro confronto é domingo, às 22h30, em Houston.
Fique de olho:
James Harden e Chris Paul (Rockets); Donovan Mitchell e Rudy Gobert (Jazz)
Fonte: O Globo