games »

Foto de buraco negro foi criada graças a algoritmo de cientista estudante do MIT



Nesta quarta (10), um marco histórico para a ciência foi conquistado com a realização da primeira foto de um buraco negro, graças aos esforços do projeto Event Horizon Telescope Collaboration (EHT).

Reprodução/EHT

Um dos principais fatores no sucesso deste feito foi um algoritmo criado pela cientista da computação Katie Bouman, na época uma estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia Massachusetts – o MIT.

O algoritmo, conhecido como CHIRP (Continuous High-resolution Image Reconstruction using Patch priors) foi necessário para combinar os dados de todos os telescópios espalhados pelo mundo, ajudando a compor a imagem final.

Pelo seu trabalho, Bouman tornou-se um fenômeno em redes sociais como o Twitter, especialmente após um post de Flora Graham, da revista Nature, comparando-a a Margaret Hamilton, que desenvolveu o software de voo da nave Apollo 11, primeira a pousar na Lua.

A cientista também publicou uma imagem da sua própria reação enquanto a imagem do buraco negro renderizava em sua conta no Facebook.

Atualmente, Katie Bouman é uma pós-doutoranda pelo MIT, e será professora assistente no departamento de ciências matemáticas e da computação na universidade Caltech, de acordo com seu perfil no site do laboratório CSAIL.

Fonte: The Enemy


Comente