O Brasil é o quarto país com maior presença online, mas seus conhecimentos online não são considerados sofisticados. Na pesquisa inédita realizada em colaboração pelo Google com a McKinsey, “Digital Skills Index – Índice de Habilidades Digitais”, o país registrou um índice médio de 3 em uma escala que vai até 5. Apesar de 70% da população usar redes sociais e passar em média mais de 9 horas por dia conectada, falta habilidades no uso de ferramentas de criação e programação, registrando o menor índice entre os avaliados – apenas 1,8. O investimento nessa área levaria ao um aumento de até R$ 380 na renda mensal, equivalente a 40% do salário mínimo, e injetaria até U$ 70 bilhões no PIB brasileiro até 2025.
Segundo o estudo, os conhecimentos criativos online dos brasileiros se restringem a edição de vídeos e criação de apresentações, já habilidades mais específicas como machine learning e automação de dados são algumas das dificuldades.“Tem um potencial de crescimento”, explica a gerente de marketing do Google Insights, Maria Helena Marinho. “O mercado quer absorver, mas falta capacitação e profissionais que tenham conhecimentos mais novos.”
Fonte: Globo.com