esporte »

Tite testa novatos para a Copa América neste sábado



A escalação anunciada por Tite para o amistoso contra o Panamá, às 14h, em Portugal, pode induzir à análise de que o confronto no Estádio do Dragão não vale muito para a preparação para a Copa América. Afinal, serão cinco jogadores com pouca ? ou nenhuma ? experiência na seleção. Mas o próprio treinador já avisou que estuda, sim, mesclar novatos e veteranos na competição que começará no dia 14 de junho, no Brasil.

? Essa é uma possibilidade real ? enfatizou o técnico. ? Por isso, aproveitamos essa convocação para dar oportunidades e chegar na Copa América com essa mescla. Agora, vai depender da participação com a camisa da seleção brasileira. Ela tem um peso. Tenham vocês confiança até para errar. O técnico vai entender que é um processo. Vão ser utilizados na função que fazem nos clubes. Não vai ser uma função diferente. O que vai ser no final? O campo vai mostrar.

O grupo dos novatos conta com o zagueiro Éder Militão, os meias Arthur e Lucas Paquetá, o atacante Richarlison e o lateral-esquerdo Alex Telles. O jogador do Porto será titular já em sua primeira convocação. Tite não nega que o fato de o amistoso ser no estádio de seu time influenciou na opção por ele. Assim como a escolha por Militão.

? Eles estão habituados e ambientados ao estádio. Mas as oportunidades seriam dadas de qualquer maneira ? frisou.

A seleção iniciará o amistoso com média de idade de 25,3 anos, bem abaixo dos 28,1 da Copa da Rússia. É verdade que esta marca tende a subir até a Copa América, com a entrada de nomes como Neymar e Filipe Luís, fora por lesão. Mas deixa claro que Tite usará o torneio como parte do processo de renovação da equipe:

? Repaginar, reestruturar, reinventar, evoluir, adaptar-se a uma realidade diferente. Use a palavra que quiser. É muito difícil encantar. O processo (de montagem do elenco) para a Copa do Mundo foi atípico. Essas descobertas são mais desafiadores. Nós temos que reinventar essa realidade.

Esperança por Vinicius Jr.

Aos 27 anos, quatro títulos de Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a Copa de 2018 no currículo, Casemiro ficará com a braçadeira de capitão. Caberá a ele e a Miranda serem a voz da experiência na equipe. Embora seja o menos criativo num meio de campo com Arthur e Paquetá, terá a responsabilidade de guiar os companheiros mais novos.

? São jogadores jovens, que estão entrando na equipe, e claro que é um período de adaptação. Estão entendendo a filosofia de trabalho. Diria que será normal se sentirem um pouco o entrosamento ? ponderou o capitão.

A equipe seria ainda mais jovem se tivesse a presença de Vinicius Junior, e Tite ainda não jogou a toalha sobre a possibilidade de contar com o atacante do Real Madrid na Copa América. Ele se recupera da ruptura dos ligamentos do tornozelo direito, sofrida no último dia 5, durante a derrota do clube espanhol para o Ajax, pela Liga dos Campeões. O jovem usaria a camisa 7.

? (A lesão) Dificulta, sim. Mas não retira (a possibilidade de convocação) ? alertou o treinador.

Fonte: O Globo


Comente