Novo patrocinador master do Flamengo, o banco BS2 vai estampar sua marca por 20 meses de contrato. Em 2019, serão R$ 11,2 milhões fixos. Em 2020, serão R$ 15 milhões, mas parcelados em três vezes – janeiro, maio e setembro. O termo será enviado para o Conselho Deliberativo do clube nos próximos dias.
No acordo, o Flamengo fez uma espécie de sociedade em que se beneficia dos ganhos gerais da empresa e da adesão de sua torcida aos produtos do banco. Serão R$ 10 por conta aberta no banco, no valor mínimo de R$ 100 depositados. A receita variável será paga mensalmente ao clube.
Entretanto, o contrato prevê que as praças de Minas Gerais e São Paulo não contam na soma da remuneração variável. E limita o repasse inerente a abertura de contas a R$ 10 milhões. Em 2019, o limite será de R$ 7,5 milhões.
O patrocinador ainda terá direito a exibir a marca em seis placas no campo do Ninho do Urubu e no ônibus que transporta o time principal. Um camarote personalizado no Maracanã também está previsto, assim como uma cota de 50 ingressos por partida.
O clube espera arrecadar, ao longo dos dois anos, R$ 30 milhões. Se dobrar o valor recebido com a bonificação e fechar os outros dois patrocínios em negociação, a gestão Rodolfo Landim se aproximará da meta projetada em orçamento: R$ 107 milhões na temporada.
Caso contrário, precisará espremer as empresas que ainda negociam espaços na manga e no meião do time principal. Até agora, a camisa “vale? R$ 75 milhões, levando em conta a Adidas, o próprio BS2, a MRV, Multimarcas, TIM e a Universidade Brasil. Chef?s Clube, ainda não assinado, chegaria para o meião.
Variáveis
Isoladamente, o montante acertado com o BS2 pode ser considerado atrativo e se tornar o maior acordo dentre os clubes brasileiros, exceto Palmeiras, que “vendeu” o uniforme inteiro para a Crefisa. Explica-se: além dos R$ 15 milhões fixos, a parceria pode render mais aos cofres do Flamengo de acordo com outras variáveis.
A mais interessante é que o clube é sócio na receita geral do Banco BS2 como um todo e não apenas no “produto Flamengo”, como acontece com o Cruzeiro e Corinthians, por exemplo.
O que isso quer dizer? O Rubro-Negro vai ter participação em qualquer conta aberta e serviços que forem contratados por clientes, independentemente se for torcedor ou não. Por se tratar da maior torcida do Brasil, o Flamengo acredita que possa dobrar o valor fixo e chegar na casa dos 30 milhões de reais de lucro na parceria com o Banco BS2.
Veja os principais pontos do patrocínio do Banco BS2
– Patrocínio de R$15 milhões fixos por ano; em 2019, será feita uma conta pró-rata (R$ 11.250.000,00);
– Será criada a plataforma BS2 Flamengo, para exploração comercial;
– Haverá remuneração variável de R$ 10 por conta aberta e ativa (saldo a partir de R$ 100 reais ativará a conta), tanto na plataforma Banco BS2 e BS2 Flamengo. Essa variação está limitada a R$ 10 milhões por ano, sendo que o limite em 2019 também é pró-rata, ou seja, R$ 7,5 milhões;
– Contas abertas em MG ou SP através do Banco BS2 não serão remuneradas;
– Haverá remuneração de 50% das taxas para novos produtos e serviços que venham a ser comercializados através da plataforma BS2 Flamengo;
– Caso o Banco BS2 abra capital através de IPO, deverá remunerar o clube em R$ 10 reais por conta aberta pela plataforma BS2 Flamengo e em R$ 10 por conta aberta no Banco BS2 no estado do Rio;
Expectativas
– O Banco BS2 tem cerca de 200 mil correntistas;
– Seu maior concorrente é o Banco Inter, que patrocina o São Paulo e tem cerca de 1 milhão de correntistas;
– O Flamengo tem cerca de 100 mil sócios torcedores hoje.
Fonte: O Globo