Empresa fiscaliza anúncios que circulam pela rede do Adwords, que é utilizada por sites na internet e aplicativos de celular.
O Google publica anualmente alguns números que representam os esforços da empresa para coibir os “bad ads” (“anúncios ruins”, em inglês). Na soma de 2018, o Google diz ter bloqueado 2,3 bilhões desses anúncios em sua rede de publicidade, o Adwords (ou Adsense, para os donos dos sites).
A categoria de anúncios ruins inclui uma série de práticas tidas como nocivas pelo Google: são peças publicitárias que levam internautas para páginas clonadas que roubam dados, que aplicam outros tipos de golpes, que conseguem realizar “cliques” em si próprios e anúncios com conteúdo restrito. Em outras palavras, esses anúncios podem prejudicar não só internautas, mas também outros anunciantes e os donos dos sites que veiculam essa publicidade.
A cifra significa que o Google bloqueou uma média de seis milhões de anúncios por dia em 2018. Embora seja menor que o número de 2017, de 3,2 bilhões, o Google revelou que realizou quase o dobro de bloqueios totais de contas em 2018, banindo 1 milhão de anunciantes.
Como há anúncios bloqueados apenas por causa de erros acidentais ou desconhecimento das regras, o bloqueio total de uma conta é uma medida mais extrema e um indício de que o único objetivo do anunciante era burlar as regras e realizar fraudes.
O Google não detalhou todos os tipos de anúncios removidos, mas destacou que removeu 58,8 milhões de anúncios de phishing (páginas falsas).
Fonte: G1