Assistir filmes é uma excelente maneira de aprender e entender como algumas pessoas têm vidas tão diferentes das nossas, como é o caso daquelas lutam contra doenças e outros problemas de saúde. Pudemos ver isso em “A Culpa é das Estrelas” e em “Extraordinário”, porém um novo sucesso está prestes a chegar às telonas.
O filme “A Cinco Passos de Você”, que estreia na quinta-feira, 21, conta a história de dois pacientes com fibrose cística -uma doença genética que causa várias limitações – que acabam se apaixonando e, por questões de saúde, precisam manter distância um do outro. Mas, cientes do seu pouco tempo de vida, o casal vive cada momento do relacionamento como se fosse o último, transformando situações banais em algo especial e único.
Embora o enredo pareça comum, esse filme traz uma abordagem muito importante sobre uma doença que é pouco conhecida.
Para a criação do longa, os protagonistas Cole Sprouse e Haley Lu Richardson precisaram fazer uma pesquisa completa para a fibrose cística. Em entrevista à revista People, Sprouse revelou que os dois seguiram dietas rígidas antes das gravações e isso fez com que ele perdesse mais de 10 kg.
“Nós construímos um regime especial que simulava as limitações físicas da fibrose cística. Eu perdi 11 quilos para o papel. Tudo o que tivemos que aprender para os papéis vinha acompanhado com este sentimento de mortalidade, que era debilitante”, disse.
Além disso, o ator contou que se sente orgulhoso por ter feito um filme que é informativo também. “A fibrose cística não tem o reconhecimento público que deveria. É uma daquelas doenças que todo mundo conhece pelo nome, mas quase ninguém entende a verdadeira gravidade”, afirmou.
“Temos a certeza de ser o mais preciso possível. E para nós, o maior feedback foi da comunidade de fibrose cística: ‘Sim, sabemos que esta é uma produção de Hollywood, mas é muito claro que a produção deu muita atenção aos detalhes em como essa coisa realmente afeta nossas vidas. E esse é o distintivo de honra que queremos'”, completou.
O que é fibrose cística?
A fibrose cística é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passada de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.
Os sinais da doença variam de acordo com a idade do paciente, mas os principais sintomas notados são dificuldade para ganhar peso, desidratação e problemas no intestino.
A maioria das crianças com fibrose cística é diagnosticada até os dois anos de idade. Um número menor, no entanto, só é diagnosticado com 18 anos ou mais. Esses pacientes geralmente têm uma forma mais branda da doença.
O tratamento para fibrose cística é multidisciplinar, pois envolve médicos de diversas especialidades. O principal objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente. Entenda mais sobre os sintomas e como conviver com a fibrose cística.
Fonte: Terra Saúde