Após o episódio de violência política de gênero protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal, Arthur Barbosa (União Brasil), contra a vereadora Sumara Leal, que gerou indignação e repercussão na mídia nacional em março de 2024, o ato se repete. Desta vez, envolvendo o atual prefeito Valdecy Costa, do PSDB, candidato à reeleição. Durante um debate entre candidatos na noite da última quinta-feira (03/10), transmitido pela Rádio Patriarca no YouTube, novos atos de misoginia se tornaram evidentes.
Segundo testemunhas, Valdecy desrespeitou a honra e a dignidade de Gleicy Kelle, esposa do seu oponente, Rodrigo Freitas, que também é candidato à prefeitura e estava presente no debate. O prefeito acusou Rodrigo de violência contra sua esposa, provocando confusão e gritos entre os apoiadores de ambos os lados. Gleicy Kelle negou categoricamente as acusações, reiterando que esse tipo de violência nunca ocorreu em seu lar e exigiu explicações, tanto de Valdecy quanto de seu vice, Silas, que também a insultou.
O caso foi registrado na polícia e deverá ser levado aos tribunais. Em uma conversa telefônica, a esposa de Rodrigo declarou que tomará todas as medidas necessárias para proteger sua honra e a de sua família, uma vez que o ocorrido envolve o uso da política para cometer misoginia, apenas pelo fato de ser mulher.
Até o momento, a assessoria do candidato não respondeu aos contatos da redação.
Prefeito Valdecy fazendo careta para a população
A polícia foi chamada para conter a violência de Valdecy, que tentou agredir seus opositores