De olho nas Olimpíadas de Paris, o aquidauanense Rafael “Baby” Silva, de 36 anos, é um dos judocas que representará o Brasil no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, no próximo final de semana. Caso conquiste o ouro, o judoca que compete na categoria acima dos 100 kg soma 1 mil pontos na corrida pela vaga olímpica. Ao todo, 14 atletas, sete homens e sete mulheres, competem por medalha.
Esta é a segunda etapa de Grand Slam no ano e a terceira competição oficial da Seleção Brasileira de Judô em 2024. No início deste mês, “Baby” foi derrotado pelo lutador turco Ibrahim Tataroglu, em uma disputa acirrada decidida nas punições (3-2).
Em 2023, o Brasil teve campanha positiva no Grand Slam de Baku, que aconteceu no final de setembro. Beatriz Souza foi campeã do pesado feminino (+78kg), enquanto Mayra Aguiar ficou com um dos bronzes do meio-pesado (78kg). Neste ano, a competição contará com mais de 400 atletas de 63 países.
Na sexta-feira (16), primeiro dia de combates, o Brasil terá seis representantes: Michel Augusto (-60kg) e Willian Lima (-66kg), no masculino, e Amanda Lima (-48kg), Jéssica Pereira (-52kg), Larissa Pimenta (-52kg) e Jéssica Lima (-57kg), no feminino. Já no sábado (17), as duas únicas brasileiras nos tatames serão Ketleyn Quadros (-63kg) e Ellen Froner (-70kg).
Último dia de competição, o domingo (18) terá Karol Gimenes (-78kg), no feminino, e Marcelo Gomes (-90kg), Giovani Ferreira (-90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Rafael Silva (+100kg), no masculino.
As preliminares estão previstas para as 2h* (horário de Brasília) e as disputas de medalha para as 10h.
Serviço – O Judo TV, Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, Sportv e NSports fazem a transmissão ao vivo.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS