Neymar acabou ficando de fora da vergonha que o Brasil passou nos pênaltis, no jogo contra a Croácia, nesta sexta-feira (9), que eliminou o Brasil da Copa do Mundo.
Depois de 90 minutos no 0 a 0, Neymar fez a alegria dos brasileiros com um gol no final da prorrogação. Depois disso foi só ladeira abaixo. No final do segundo tempo de prorrogação, a Croácia empatou e levou a decisão para os pênaltis.
Neymar não chegou a cobrar um pênalti, mesmo sendo um dos melhores ali para tal tarefa, e isso chamou a atenção de internautas nas redes sociais: por que Neymar não cobrou o pênalti?
Pela escolha dos torcedores, o ‘Menino Ney’ é quem deveria abrir as cobranças e não Rodrygo – que inclusive, foi um dos que erraram. O camisa 10 não ter batido pode ser explicado de um ponto de vista estratégico.
Geralmente são os melhores batedores que abrem ou fecham as cobranças de pênalti. Neymar é o batedor oficial do Brasil e foi escolhido, possivelmente, para fechar a série contra a Croácia.
Entretanto, o Brasil foi eliminado antes da quinta batida e, com isso, o camisa 10 não teve a chance de cobrar. Quem cobra o último pênalti corre o risco de não ter a oportunidade de bater, justamente pelo jeito como as coisas se desenrolaram.
Mas por que ficar por último?
A estratégia de deixar o melhor para o último chute é por conta da pressão, que pode definir o destino do time na competição. Ou seja, a responsabilidade fica com o melhor batedor, que tem mais chance de sucesso no momento decisivo.
O que ocorre é que as seleções deixam seus bons batedores para a cobrança final, como foi o caso do Brasil, porém, a estratégia não rolou na partida desta sexta. Nas penalidades, os atuais vice-campeões do mundo venceram por 4 a 2.
A decisão foi para os pênaltis e, na primeira cobrança, Rodrygo parou no goleiro Livakovic. A Croácia seguiu sem perder nenhuma cobrança. Na quarta batida, Marquinhos acertou a trave e mandou o Brasil para casa.