games »

Califórnia emite objeção ao acordo de US$18 milhões da Activision Blizzard



O Departamento de Direito de Emprego e Moradia (DFEH) da Califórnia emitiu uma objeção formal ao recente acordo entre a Activision Blizzard e a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA (EEOC) observando que isso poderia causar um “dano irreparável? aos seus processos judiciais em andamento.

Recentemente, a EEOC entrou com um processo contra a empresa e apresentou uma queixa contra ela, alegando que ela era responsável por funcionários que enfrentam assédio sexual, discriminação na gravidez e retaliação relacionada, e então a Activision Blizzard e o órgão chegaram a um acordo.

O comunicado divulgado pela empresa disse que “sob o acordo, a Activision Blizzard se comprometeu a criar um fundo de US$18 milhões para compensar e fazer as pazes com os requerentes elegíveis. Quaisquer valores não usados para requerentes serão divididos entre instituições de caridade que promovem mulheres na indústria de videogames ou promovem a conscientização sobre assédio e questões de igualdade de gênero, bem como iniciativas de diversidade, equidade e inclusão da empresa, conforme aprovado pela EEOC?.

Em documentos que circularam no Twitter de Stephen Totilo, da Axios, a DFEH observa que os termos do acordo entre a Blizzard e EEOC exigiram que os funcionários liberassem a Activision Blizzard de reivindicações sob a lei estadual da Califórnia – o que teria sérias repercussões em seu próprio processo.

“A ação de execução pendente da DFEH contra os réus será prejudicada por renúncias não informadas que o decreto proposto torna condicional para que as vítimas obtenham alívio. O decreto de consentimento proposto também contém disposições que sancionam a destruição efetiva e/ou adulteração de evidências críticas para o caso da DFEH, como arquivos pessoais e outros documentos que fazem referência a assédio sexual, retaliação e discriminação?, escreveu a DFEH.

Vale lembrar que o Estado da Califórnia já acusou a Blizzard de “reter? e “suprimir? evidências relacionadas ao caso, e as preocupações com esse novo acordo estão reacendendo essas preocupações novamente.

blizzard games

Desde que o processo veio à tona, os acionistas argumentaram que foram “prejudicados economicamente? como resultado dos executivos da empresa que intencionalmente retiveram informações sobre o processo de assédio sexual.

O presidente da empresa, J. Allen Brack, deixou a Blizzard – e deixou Jen Oneal e Mike Ybarra co-liderando-a. Além disso, a Activision Blizzard também confirmou que o executivo de RH, Jesse Meschuk também saiu de lá no início de agosto.

Fonte: The Enemy


Comente