Sem o torcedor perto do time por praticamente um ano e meio, e voltando apenas agora aos poucos, a estratégia dos clubes foi se aproximar da torcida via redes sociais. Para o Botafogo, esse plano vem dando certo. O alvinegro, em setembro, ficou entre os três clubes mais populares das Américas no total de visualizações do TikTok, atrás apenas de Flamengo e Corinthians. O clube ultrapassou a marca de quatro milhões de pessoas na plataforma.

Foi ali que o “Gordin Borafoguense? viralizou com a dancinha de comemoração da vitória do time. O vídeo de 10 segundos de Matheus Andrade fez tanto sucesso que até os jogadores tentaram imitá-lo nos campos após balançar as redes. Além de milhares de torcedores que ajudaram na repercussão do vídeo.

Para além dos vídeos virais, o TikTok alvinegro transformou-se em mais uma forma de troca de experiências entre clube e torcida. Diariamente são publicados vídeos de bastidores, gols e principais lances dos jogos do Botafogo.

A estratégia do marketingo do Botafogo é que todas as redes do clube conversem entre si e gere mais um fonte de receita. No caso da dancinha famosa, por exemplo, o engajamento foi aproveitado em outras plataformas do alvinegro.

?O Botafogo tem investido no relacionamento com o seu torcedor nas múltiplas plataformas digitais. A ótima performance do perfil no TikTok reforça que a estratégia de dialogar com esse público tem se mostrado assertiva. Com uma linguagem diferente e autonomia para a equipe criar, o clube está antenado nas novas tendências e utilizado os atletas nessa interação e aproximação com o torcedor ? destacou o gerente de comunicação Julio Gracco.

O sucesso do Botafogo com as mídias sociais durante a pandemia é apenas um retrato da necessidade dos clubes de gerar novas receitas num período de pandemia. Ainda não geram quantias como receitas com estádios abertos e programas de sócio-torcedor, mas supriram algumas necessidades e foram fundamentais na manutenção de patrocinadores.

Crescimento financeiro

Segundo pesquisa do IBOPE Repucom, os clubes bateram recorde de novos seguidores no primeiro semestre deste ano: 5,5 milhões de pessoas se inscreveram em contas oficiais das equipes.

A monetização do engajamento da torcida vem dando resultado financeiro ao Botafogo. O clube contabiliza um crescimento de 40% de nos ganhos no YouTube desde que promoveu a mudança da linguagem nas redes e aumentou os investimentos internos na equipe da Botafogo TV. Não há um valor exato da receita mensal, pois há uma flutuação de acordo com a qualidade e audiência do conteúdo.