O Flamengo entrou em campo neste sábado com apenas três titulares e com a missão de conseguir manter a vice-liderança do Brasileirão. No confronto contra o Fortaleza, na Arena Castelão, o rubro-negro superou os problemas de desfalque e venceu por 3 a 0, com gols de Pedro e Michael.

Na partida válida pela 25ª rodada, as duas equipes entraram em campo com o mesmo número de pontos (o rubro-negro tem três partidas a menos), em confronto que decidiu quem vai continuar firme na cola do líder Atlético-MG.

O primeiro tempo foi um tanto quanto decepcionante para um confronto direto na parte de cima da tabela. O Flamengo começou melhor no jogo, chegando a ter 70% de posse de bola no início da primeira etapa. Mas o time não soube aproveitar o volume de jogo para criar chances letais, pecando no último passe. Com poucas finalizações e sem muita presença na área do Fortaleza, o time tentou algumas vezes de média distância, sem sucesso.

O número de paralisações não ajudou muito, e o Flamengo acabou perdendo o ritmo intenso. Demorou alguns minutos, mas a intensidade ofensiva retornou no segundo tempo, e a rede balançou três vezes seguidas.

A pane no sistema defensivo do Fortaleza começou aos 14 minutos, com Andreas Pereira cobrando escanteio na medida que deixou a zaga totalmente perdida. Pedro mandou para dentro de cabeça e abriu o placar.

Após ficar devendo na atuação do primeiro tempo, Michael se redimiu. Ele marcou o segundo, aos 18 minutos, aproveitando o rebote de uma cobrança de falta espalmada pelo goleiro Felipe Alves. Menos de três minutos depois, o camisa 19 estava lá novamente para cabecear para o fundo das redes o cruzamento de Matheuzinho.

Os minutos de apagão do Fortaleza custaram muito caro, e o time não conseguiu alegrar a torcida que marcou presença no estádio ? 10% da capacidade foi liberada pelo Governo do Ceará. Com o rubro-negro abrindo uma ótima vantagem no Castelão, o último fio de esperança de uma reação dos donos da casa foi para o espaço com a expulsão de Ronald, aos 22 do segundo tempo.

Para a felicidade da torcida rubro-negra, Andreas Pereira performou melhor em campo do que na última rodada. Foi dos pés dele, inclusive, que saíram as cobranças de bola parada que geraram os dois primeiros gols.

Apesar dos três pontos e a vice-liderança da tabela mantida, mais dores de cabeça estão por vir para Renato Gaúcho. Como se a quantidade de desfalques não fosse suficiente, Vitinho ? único pendurado da equipe ? levou amarelo em lance bobo ainda no primeiro tempo, e está fora da próxima partida. Rodrigo Caio também foi amarelado e ambos substituídos na segunda etapa.

O Flamengo chega aos 42 pontos, ainda 11 atrás do líder. Na próxima rodada, o time encara o Juventude na quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Maracanã.

No mesmo dia, às 20h30, novamente no Castelão, o Fortaleza enfrenta o Grêmio, para tentar se recuperar da sequência de três derrotas em casa pelo Brasileirão. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda ocupa agora a quarta posição na tabela.