Com apenas quatro titulares, o Flamengo esteve próximo de depender novamente apenas de si para ser tricampeão do Brasileiro. Atuando por uma hora ciente do tropeço do líder Atlético-MG, que empatou com a Chapecoense, o time de Renato Gaúcho saiu na frente do Bragantino, mas cedeu a igualdade e manteve a distância de 11 pontos para o primeiro colocado. Pedro fez para os cariocas e Artur empatou para os paulistas: 1 a 1. No sábado, o adversário é o Fortaleza.

Sem algumas de suas principais peças, seja os convocados, seja os lesionados, um Flamengo quase todo reserva voltou a encontrar dificuldade para uma boa exibição, trocada por uma postura competitiva, mas pouco organizada. Como enfrentava uma equipe tecnicamente muito boa, demorou a entender que jogo lhe favoreceria.

As bolas em Bruno Henrique, que era dúvida mas foi para o sacrifício, não davam frutos pela ausência de espaços e certo individualismo. As duas linhas de marcação do time da casa também inibiam Andreas de criar mais avançado. Pedro recebeu as primeiras bolas de costas, e havia poucas trocas de passes e inversões para encontrar brechas.

Na primeira boa chance, Vitinho rompeu linhas para a ultrapassagem de Matheuzinho, que achou Pedro fechando na pequena área. O centroavante errou o desvio. Em pressão sobre saída de bola na sequência, Vitinho foi novamente esperto. Roubou e tocou para Pedro, agora de frente, chutar cruzado no canto.

Na etapa final, o Flamengo aproveitou a vantagem, ficou mais compacto, e tentou sair na boa. Mas quando ia ao ataque, dava espaços. Não conseguiu sustentar o mínimo de organização defensiva.

O Bragantino quase empatou em um desses momentos de desorganização no começo do segundo tempo, mas Gabriel Batista salvou. No erro de Matheuzinho na saída de bola minutos depois, Arthur não perdoou, e acertou o ângulo, depois de passar fácil por Léo Pereira.

Renato Gaúcho, sem opções criativas no banco, sacou Andreas e depois Vitinho, e encheu o time de atacantes. Primeiro Michael, depois Kenedy. E apostou em bolas longas, desorganizando ainda mais a equipe, que em campo parecia mais preocupada em levar a virada no fim do que em fazer o segundo gol.