O Governo do Estado do Rio iniciou o processo da nova concessão do Maracanã. Foi marcada para o próximo dia 27 uma audiência pública visando à consulta popular e sugestões sobre o modelo do processo. A audiência acontecerá das 14h às 17h, no auditória da Secretaria da Casa Civil, no Palácio Guanabara.

 

O edital inicial estabelece que a nova concessão será de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. Além disso, o documento pede como comprovação de qualificação técnica a garantia de que ocorrerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no estádio. No Maracanãzinho, são exigidas 12 datas de eventos oficiais de modalidades esportivas.

“Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol ? CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL”, diz trecho do documento.

No estádio:No reencontro com Fred, torcedores do Fluminense contam loucuras já feitas pelo ídolo

Pela natureza da exigência, é provável se formem parcerias para a apresentação de propostas. Atualmente, Flamengo e Fluminense fazem a gestão do estádio, parceria iniciada em abril de 2019 e que, nos últimos tempos, vem sendo renovada a cada seis meses. Além da dupla Fla-Flu, o Vasco mostrou interesse em participar do processo. Em abril, o presidente do cruz-maltino, Jorge Salgado, se reuniu com o governador Cláudio Castro para oficializar a ideia.

A intenção do Governo é que o processo seja finalizado até fevereiro de 2022. Além da operação do Maracanã, os vencedores também vão gerir o ginásio Maracanãzinho.

Martín Fernandez: O Brasileirão sabotado

?  O complexo do Maracanã é muito mais que um polo esportivo, ele é símbolo do turismo, do entretenimento e até da cultura do nosso estado. Esse processo de concessão está sendo feito com a maior transparência e seguindo todos os prazos legais, para garantir que o Maracanã continue sendo um dos equipamentos mais importantes do Rio de Janeiro e do país ? afirmou Cláudio Castro, em comunicado oficial.

Acessando o site do processo, os interessados já podem consultar documentos que incluem a minuta do edital, termo de referência, minuta do contrato, inventário de bens, além de modelos das propostas. Sugestões anteriores à audiência podem ser encaminhadas por e-mail.