Depois que o técnico Marcão foi criticado nas redes sociais por causa de uma entrevista em que fala sobre o racismo no futebol brasileiro, o também treinador Andrade veio à público para defendê-lo. Sem assumir um clube desde 2017, o ex-jogador afirmou que as classificações de “mimimi” e “lacração” a posicionamentos que buscam denunciar o preconceito só confirmam o quanto o país tem a progredir neste sentido.

“Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência?”, publicou em sua conta no Instagram o técnico campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo.

Barbárie:Quem é o jogador preso após agredir árbitro já caído no futebol gaúcho

Andrade e Cristóvão Borges foram citados por Marcão em sua fala sobre preconceito. O atual comandante do Fluminense apontou que companheiros de profissão negros estão fora do mercado mesmo sendo qualificados. Ele elogiou seu clube no que diz respeito a este assunto e lembrou que seu antecessor no cargo, Roger Machado, também é preto. Mas reconheceu que o tricolor das Laranjeiras é uma exceção.

– Há algo que sempre falo: se capacite. Não adianta dizer que alguém precisa de espaço e não se capacitar, não buscar. Mas vejo vários treinadores que são negros, altamente capacitados, sem oportunidade ou que não recebem a chance que muitos têm. Por isso, digo que meu clube é maravilhoso. O Roger esteve aqui, mas isso precisa tocar mais os outros clubes, também. Não é pela cor da minha pele que devo ser excluído ou colocado. Olharam para mim e me viram capaz – disse Marcão ao jornal “Folha de S.Paulo”:

– Realmente, ficamos muito felizes por termos representado tão bem essa questão. Hoje me alegro de ser um representante negro (na Série A), falo com orgulho sobre o assunto, mas por outro lado precisamos pensar. Cadê o Cristóvão (Borges)? Andrade, que foi campeão brasileiro e não teve mais oportunidade? Não faz sentido. Em qualquer outra situação, transformada uma outra equipe. Por que isso acontece? Por que somos negros?

Veja probabilidades:Santos, Grêmio e Bahia já têm mais de 40% de risco de rebaixamento

Confira a declaração de Andrade na íntegra:

Querido Marcão,

Primeiramente, gostaria de agradecer sua lembrança a minha pessoa na entrevista à Folha de São Paulo. Obrigado!

Depois queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade.

Por último, mas não menos importante, saiba que torço pelo seu sucesso e pra você ter o seu devido reconhecimento como técnico (principalmente na frente do clube que te abraçou).

Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência?

É o que Emicida canta: ‘de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais’. Nós sabemos o quanto importa!

Ah! A segunda foto é da minha premiação por melhor técnico em 2009. Espero que tenha lugar na sua prateleira, porque acredito que daqui a pouco será seu, será você!