Há dois meses, Hugo Calderano e Marcus D?Almeida eram eliminados em suas respectivas competições em Tóquio. Mas ambos saíram do Japão com os melhores resultados de um brasileiro no tênis de mesa (oitavas de final) e no tiro com arco (nono lugar), respectivamente, em Olimpíadas. E uma expectativa: usar a experiência para pavimentar bem o próximo ciclo olímpico até Paris-2024.

NFTs: Medalhistas olímpicos do Brasil viram super heróis em artes digitais

Em menos de 60 dias, a expectativa se transformou em certeza. Os dois conquistaram na última semana os principais resultados da carreira, enfrentando adversários olímpicos. Calderano venceu a WTT Star Contender de Doha, no último sábado; no domingo, D?Almeida foi vice-campeão mundial do tiro com arco nos EUA, perdendo apenas para o atual campeão olímpico, o sul-coreano Kim Woojin.

Hugo Calderano nos jogos olímpicos de Tóquio Foto: Foto: Míriam Jeske/COB / Agência O Globo
Hugo Calderano nos jogos olímpicos de Tóquio Foto: Foto: Míriam Jeske/COB / Agência O Globo

Com menos de três anos para os Jogos de Paris, os resultados jogam luz nos dois atletas, que são apostas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde a Rio-2016. Mas se terão responsabilidade extra, também terão mais respeito dos adversários.

Prevenção: Como Jeff Ament, baixista do Pearl Jam, construiu 27 pistas de skate para evitar o suicídio de jovens

A conquista de Calderano o elevou ao posto de quinto lugar no ranking mundial, melhor posição de um brasileiro e de um latino-americano na história do esporte. Atrás apenas dos imbatíveis chineses e de um japonês.

? Tenho os pés no chão do que sou capaz, mas quero cada vez mais conquistar títulos. Paris vai chegar muito rápido, e é muito bom começar o ciclo com esse título em Doha. Espero continuar nesse caminho, estou jogando muito bem, e preciso me manter sem lesões. Temos de traçar o planejamento para Paris da melhor forma possível ? disse Calderano, em entrevista coletiva à imprensa brasileira.

Leia mais:Crise financeira e dívida ameaçam futuro da Confederação Brasileira de Canoagem

O planejamento já começou. Calderano decidiu se transferir para o clube russo Fakel Gazprom Orenburg, de olho no título da Champions League da modalidade. Atuará ao lado de Lin Yun-Ju, de Taiwan (sexto do mundo), e do alemão Dimitrij Ovtcharov (oitavo no ranking), algoz do brasileiro em Tóquio.

No radar do mesa-tenista ainda está a participação na poderosa liga chinesa, que não costuma abrir muitas vagas para ocidentais.

? Os chineses ainda estão muito na frente. Não preciso chegar ao nível deles nem ser o número 1 do mundo. Mas com meu estilo de jogo agressivo posso ganhar deles nos campeonatos importantes e conseguir uma medalha olímpica. Estou no caminho certo ? afirma Calderano, que manterá a cidade alemã de Ochsenhausen como base de treinamento.

Covid-19: Prefeitura do Rio identifica um caso confirmado e nove suspeitos entre presentes no jogo-teste entre Flamengo e Grêmio em setembro

D?Almeida colocou o Brasil em destaque no tiro com arco. Foi a primeira medalha de um brasileiro na história do esporte. Isso tudo com apenas 23 anos, numa modalidade cujo auge costuma vir próximo dos 30. A experiência conta e muito, segundo o próprio.

? No Mundial eram basicamente as mesmas pessoas que estavam em Tóquio. A pressão é de fora, e, em Tóquio, deixei isso me dominar um pouco. Fico muito feliz de ter conseguido deixar meu corpo e mente fluir para o resultado vir. Tive também algumas mudanças técnicas, mudei meu treino e procurei entrar mais relaxado ? explicou o arqueiro, morador de Maricá, que teve acesso ao esporte por causa do centro de treinamento da modalidade sediado na cidade, região da Grande Niterói.

Fadinha do skate:Rayssa Leal fala sobre que vida após a medalha ‘mudou por completo’

O desempenho dos dois atletas não é fruto do acaso. Não é de agora que eles são reconhecidos mundialmente. Ambos tiveram destaque nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China. Calderano foi bronze aos 18 anos; Marcus D?Almeida, prata, aos 16.

Mapeamento de possíveis medalhistas

Por isso, eles vêm sendo acompanhados de perto pelo COB, que tem concentrado o planejamento por medalhas em esportes individuais e na diversidade de modalidades. É nas competições de base que o radar da entidade começa a apitar ao se deparar com possíveis futuros medalhistas.

? O crescimento dos dois está sendo progressivo desde o Rio-2016. Mas a maturação dos atletas não é exatamente homogênea. Em alguns casos, a transição da base para o profissional é mais rápida por diversos fatores. O Hugo, por exemplo, já está mais acostumado com o cenário internacional. O técnico dele, lá atrás, já havia dito que ele estava sendo preparado para chegar ao seu melhor nível a partir de Paris. O Marcus tem tido uma evolução grande fisicamente e isso tem refletido numa estabilidade mental maior? analisa o diretor de esportes do COB, Jorge Bichara.

Gustavo Poli:o dia em que Sérgio Barros morreu

Bichara conta que o planejamento e o mapeamento de novos potenciais medalhistas em Paris já está em curso. Ele admite que o desafio de manter o desempenho e colocação de Tóquio será enorme (21 medalhas, na 12ª posição). Para chegar ao Top 10, precisa alcançar, pelo menos, uma dezena de ouros. Será necessário também ampliar as opções dentre as modalidades.

A falta de uma política de estado para o esporte dificulta o crescimento do potencial de pódios em modalidades e atletas multi medalhistas, como atletismo, natação, remo, ciclismo, canoagem, judô, etc. Hoje, o boxe e o skate surgem com esse potencial, mas precisam de mais tempo para se consolidar.

? Não temos muita gente no alto nível para errar nas escolhas. Às vezes, temos esportes multi medalhistas que são situações pontuais, que dura o período de uma gestão. No boxe, o sucesso é devido ao trabalho muito bom eorganizado dos técnicos, que têm um olhar apurado e conseguem desenvoler para o alto rendimento. No skate, temos de ver como o esporte vai evoluir. Os outros países vão crescer e investir. O esporte terá de fazer os sacrifícios para entrar no mundo competitivo, com medicina e ciência avançadas. Potencial existe ? diz Bichara.